Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Goiânia Oeste) > IFG > Câmpus > Goiânia > Eventos (Câmpus Goiânia) > Eventos Realizados (Câmpus Goiânia) > Semana da Saúde - Ansiedade no mundo moderno: determinantes sociais contemporâneos
Início do conteúdo da página
EVENTO

Semana da Saúde - Ansiedade no mundo moderno: determinantes sociais contemporâneos

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2023, 15h33 | Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 15h17

Data: 12 a 14 de abril | Local: Câmpus Goiânia

imagem sem descrição.

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS), realiza entre os dias 12 e 14 de abril mais uma edição da Semana da Saúde. Neste ano, o evento tem como tema Ansiedade no mundo moderno: determinantes sociais contemporâneos. A programação contará com palestras, oficinas e mesa-redonda e será aberta à comunidade acadêmica do câmpus. As inscrições podem ser realizadas pelo Sugep. A ação faz parte da campanha institucional IFG: Respeitar, Cuidar e Acolher, que tem o objetivo de promover ações voltadas ao bem-estar coletivo no ambiente educacional. 

De acordo com dados de 2022 da Organização Mundial de Saúde, o Brasil tem a população com maior prevalência de ansiedade no mundo. O último mapeamento de transtornos mentais da OMS aponta que cerca de 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. Ainda segundo a organização, os casos de depressão e ansiedade aumentaram mais de 25%, em todo o mundo, apenas no primeiro ano de pandemia. Dentre os fatores que colaboram com esse quadro estão: dificuldades financeiras, pressão por produtividade e eficiência, tecnologia e redes sociais, conflitos familiares, dentre outros.

Pensando nisso, o Câmpus Goiânia disponibiliza programação que trazem a ansiedade como foco. No dia 12 de abril, às 10 horas, haverá a palestra Ansiedade: o que é? Como enfrentá-la?, com o psicólogo e servidor da Coordenação de Recursos Humanos do câmpus, Wanderson Leite. À tarde, às 16h30 a economista e servidora da Coordenação de Recursos Didáticos e Ambiente de Uso Comum, Cris Maia, conduzirá a palestra Inteligência financeira como estratégia de gestão da ansiedade: dinheiro pra quê? As atividades serão realizadas no auditório Julieta Passos. No período noturno, a professora Mariane Araújo ministra a oficina A dança no enfrentamento da ansiedade, o Ginásio, às 19 horas.

No dia 13 de abril, às 8 horas, a advogada Carla Maia Carneiro conduz a mesa-redonda Neoliberalismo, trabalho e mal-estar psicossocial, no auditório Julieta Passos. Às 10 horas, haverá a oficina Flow, movimento e saúde, com a professora, Flávia Medeiros, no Ginásio. À noite, às 19 horas, o professor Emerson Miguel da Cruz ministra a palestra Corpo e ansiedade: representações sobre o corpo e raízes da ansiedade.

Para encerrar, no dia 14 de abril, às 8 horas, haverá outra oportunidade para a comunidade acadêmica do período matutino conferir a palestra Inteligência financeira como estratégia de gestão da ansiedade: dinheiro pra quê?, no auditório Julieta Passos. Em seguida, o professor Guillermo de Ávila Gonçalves realizará duas edições da oficina Lazer, tecnologia e ansiedade:conexões contemporâneas. A primeira delas será às 10h30 e a outra, às 14h30, no miniginásio do câmpus. Às 14h30, a psicóloga da CAS, Rose Helen Shimabuku, ministra a palestra Família, trabalho e saúde mental, no auditório Julieta Passos. 

Doação de sangue e medula

Além das atividades com foco na temática da ansiedade, a Semana da Saúde do Câmpus Goiânia repete a parceria com o Hemocentro e realizará campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. As coletas serão feitas no dia 12 de abril, das 8h às 15 horas, na unidade móvel do Hemocentro que ficará estacionada próximo ao Teatro câmpus.

Os interessados em participar da doação devem preencher formulário eletrônico. Podem doar pessoas que tenham entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos, que estejam saudáveis e cumpram determinadas condições garantir segurança tanto para o doador quanto para os beneficiários. Doadores menores de 18 anos precisam da autorização por escrito do responsável legal. O limite para a primeira doação é de 60 anos. Quem já realizou alguma doação recente deve obedecer ao intervalo mínimo de 60 dias (para homens) e 90 dias (para mulheres). No momento da coleta, é preciso apresentar um documento oficial com foto.

Mais informações sobre cuidados antes e após a doação estão disponíveis no formulário eletrônico.

Serviço

Semana da Saúde - Ansiedade no mundo moderno: determinantes sociais contemporâneos
Data: 12 a 14 de abril
Local: Câmpus Goiânia
Público-alvo: comunidade acadêmica do Câmpus Goiânia

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página