Inscrições para bolsas de iniciação científica e tecnológica estão abertas
Os orientadores têm até o dia 2 de maio para realizar a inscrição dos estudantes
Estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do Instituto Federal de Goiás. O Programa traz oportunidades destinadas a estudantes dos cursos de graduação e dos cursos técnicos de nível médio, inclusive na modalidade EJA, que desejem realizar pesquisas dentro da Instituição. O edital pode ser consultado na página eletrônica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).
De acordo com o diretor de Pesquisa e Inovação da PROPPG, professor Samir Youssif Wehbi Arabi, a novidade deste ano é que o número de bolsas com recursos do IFG, que no ano passado era de 49, neste ano totaliza104 bolsas. “Houve um aumento muito expressivo dessas bolsas, o que é muito positivo para a área de pesquisa e para a iniciação científica tecnológica no IFG”, ressaltou o docente. Além das bolsas custeadas pela Instituição, são ofertadas também 175 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Todas essas oportunidades de pesquisa estão divididas entre as seguintes modalidades de programas institucionais: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - destinado a estudantes dos cursos de graduação do IFG; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) - destinado a estudantes dos cursos de graduação do IFG que ingressaram no IFG através do sistema de cotas; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI - destinado a estudantes dos cursos de graduação do IFG; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) - destinado a estudantes dos cursos técnicos de nível médio do IFG; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio - EJA (PIBIC-EM/EJA) - destinado a estudantes dos cursos de nível médio na modalidade EJA do IFG.
É importante observar que o IFG tem também a modalidade de pesquisa pelo Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), que é destinado a alunos dos cursos técnicos de nível médio e de graduação do IFG. Contudo, nessa modalidade, por ser voluntária, não há remuneração.
Bolsas e valores
Segundo o edital, as bolsas disponíveis foram divididas de acordo com as modalidades de programas de pesquisa existentes no IFG. Para o PIBIC, há 23 bolsas do CNPq e 11 bolsas do IFG; para o PIBIC-AF: são 2 bolsas do CNPq e 8 do IFG; para o PIBITI, são 7 bolsas do CNPq e 32 bolsas do IFG; para o PIBIC-EM, são ofertadas 143 bolsas do CNPq e 40 do IFG; e, por fim, para o PIBIC-EM/EJA, são ofertadas 13 bolsas do IFG. As modalidades de bolsas do IFG que não forem preenchidas poderão ser redistribuídas entre si.
As bolsas serão concedidas de acordo com a disponibilidade de recursos do CNPq e do IFG e terão vigência de doze meses, contada a partir do mês de agosto de 2019. O valor da remuneração é fixado anualmente pelo CNPq. As bolsas PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI terão o valor de 400 reais mensais. As bolsas PIBIC-EM e PIBIC-EM/EJA, 100 reais mensais.
A inscrição deverá ser feita pelo orientador diretamente através do endereço eletrônico https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/chamadaspublicas/inscricao/3701 . O prazo se encerra no dia 2 de maio, às 12h. Informações sobre requisitos para propor pesquisa, requisitos para orientadores e pesquisadores, além de informação sobre documentação necessária na inscrição, entre outras questões estão disponíveis no Edital. O resultado final da seleção, de acordo com o edital, será divulgado no dia 28 de junho. O início das atividades de pesquisa está previsto para agosto deste ano.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Redes Sociais