IV Semana de Enfermagem é realizada no Câmpus Águas Lindas
Evento trouxe o tema “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, que foi definido pelo COFEN
Nos dias 20 e 21 de maio o IFG Águas Lindas foi sede da IV Semana de Enfermagem, que teve como tema “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”. A programação trouxe apresentação artística, palestra, simulação realística, apresentação de trabalhos, e reuniu egressos, estudantes e professores do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Enfermagem, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Câmpus Águas Lindas.
Na abertura, que ocorreu segunda-feira, dia 21, teve apresentação artística dos estudantes do oitavo período e prosseguiu com a palestra: “O acesso e a qualidade da assistência para a garantia da equidade em saúde no SUS”, com a enfermeira Ligia Duarte, que atua no Hospital das Forças Armadas e na Vigilância Epidemiológica de Goiânia. “A maneira como atendemos os nossos pacientes e manejamos nossas ações fazem a diferença na qualidade de vida da população e também do indivíduo... Falar em equidade está relacionado a dar mais atenção a quem necessita, além de que a gente saiba intervir com o recurso disponível de maneira justa e digna”, afirma.
Na sequência, houve sorteio de brindes e apresentação de quatro atos de simulação realística, atividade praticada em sala e repetida no evento com ampla participação dos estudantes ao público, sobre responsabilidade da profª. Tathiane Torquato.
Perto de se formar, a estudante Raiara Rocha, do 7º período, disse que está participando pela segunda vez da simulação realística e demonstra animação em levá-la para a IV Semana de Enfermagem: “nossa turma ensaiou bastante para estar aqui hoje... Acredito que isso acrescenta em nossa formação e nos prepara para quando chegar a hora de atender nossos pacientes”, declara.
Já a programação da terça-feira (22) contou com apresentação de trabalhos e oficinas que abrangeram tópicos diversos, como a história da enfermagem, os cuidados no uso da bomba de infusão, técnica de massagem em bebês (shantala), simulação realística e também fez uma abordagem da literatura, que discorreu sobre o definhamento físico e mental de um matuto a partir do conto “A enxada”, de Bernardo Élis, que tem como cenário o sertão goiano.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Patrícia Carvalho, explica que “equidade” foi o tema escolhido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) para a Semana de Enfermagem, que ocorre anualmente em todas as instituições de ensino médio e superior do país, como uma forma de refletir sobre o desempenho do profissional que representa o maior corpo de trabalho na área da saúde no Brasil.
“Nossa programação foi pensada por todas as docentes do curso e buscou discutir as práticas de enfermagem assim como a sua garantia para os usuários do sistema de saúde... A equidade é um princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde, assim como a universalidade e a integralidade... Por isso é importante que o tema faça parte do processo reflexivo dos discentes antes de iniciarem a prática profissional nos cenários onde forem atuar”, afirma.
A programação finaliza no sábado (1), com a oficina “Cuidados com Ostomias”, que será ministrada pela professora Zilka Ribeiro.
Confira as fotos da IV Semana de Enfermagem.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas
Redes Sociais