IFG Águas Lindas apresenta projeto PIBIC durante o II Encontro Internacional Lusófono
Evento deste ano ocorre em formato híbrido e reúne pesquisadores de diferentes nacionalidades para o estudo do impacto social das artes
O Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG) marcou presença nessa quinta-feira, 2 de julho, em evento internacional realizado em Portugal. Durante o "II Encontro Internacional Lusófono, Todas as Artes, Todos os Nomes", que este ano ocorre em formato híbrido, a professora Maryella Sobrinho apresentou, virtualmente, o trabalho "Entre o centro e a periferia: os equipamentos culturais de Águas Lindas de Goiás".
O evento reúne pesquisadores brasileiros, portugueses e de outras nacionalidades para o estudo do impacto social das artes. Na ocasião, a professora mostrou os resultados do projeto de pesquisa realizado entre 2019 e 2020, contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), intitulado "A cidade como território artístico: a paisagem cultural do município de Águas Lindas de Goiás", desenvolvido junto com os egressos Mauricio Gustavo, Weverton Luiz e Gabriela Souza.
Sobre a apresentação no evento, a professora Maryella diz que é gratificante ver a pesquisa realizada no âmbito do ensino médio técnico gerar resultados relevantes. “Representar o IFG neste encontro é uma honra e ao mesmo tempo uma garantia de que a pesquisa em Artes tem sua relevância para a comunidade acadêmica e externa”, afirma.
O projeto teve como objetivo o mapeamento dos aparelhos culturais do município de Águas Lindas de Goiás, considerando que a produção artística faz parte da cultura de um povo e a relevância dos investimentos educacionais e culturais. O levantamento considerou manifestações artísticas e equipamentos culturais acessíveis do ponto de vista social e econômico, bem como os impactos da estrutura cultural na formação dos habitantes.
O egresso do curso técnico integrado em Análises Clínicas, Maurício Gustavo, destaca que o processo da pesquisa passou pelo estudo de concepções básicas sobre a arte e, posteriormente, no mapeamento dos equipamentos culturais do município, com a realização de visitas técnicas e pesquisas de campo. Porém, com o início da pandemia, algumas etapas práticas foram comprometidas. “Embora a pandemia tenha atrapalhado algumas fases, a participação como bolsista no projeto foi algo inigualável durante o meu período como estudante do Instituto Federal. Recomendo o PIBIC no ensino médio a todos que se interessam por pesquisa”, declara.
Museu Virtual
Um dos resultados da pesquisa foi a compilação de dados sobre espaços culturais, visto a necessidade de uma ferramenta que reúna essas informações. “O desconhecimento destes equipamentos culturais por grande parte da comunidade águaslindense, segundo gestores culturais entrevistados, é um dos grandes entraves para o fomento da cultura local” destaca a professora.
Na tentativa de suprir essas lacunas, foi proposto o plano de trabalho "Inventário Participativo: meios para valorização cultural", pelo PIBIC-EM 2020/2021, com a participação dos discentes Poliana Oliveira Assunção, Pablo Henrique da Cruz, Maria Vitória Marques e Yasmim Cristina de Aquino.
A proposta resultou na criação de um museu virtual, que visa valorizar as referências culturais de uma comunidade. A página já está disponível, com um perfil no instagram (@museart_) e está sempre sendo alimentado com novas informações.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas
Redes Sociais