Estudantes de Vigilância em Saúde participam de 2ª Reunião de Antropologia da Saúde
A atividade aconteceu no Câmpus Darcy Ribeiro da UnB
Os estudantes do 2º ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Vigilância em Saúde participaram, na última sexta-feira, 10, da 2º Reunião de Antropologia da Saúde, promovida pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB), no Câmpus Darcy Ribeiro. Com o tema “Antropologias e políticas em contextos de crise”, a reunião abordou os aspectos sociais e culturais da saúde, contando com a colaboração de representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa.
Os alunos participaram, acompanhados pelo professor Joaquim Pedro – coordenador do curso Técnico em Vigilância em Saúde –, da mesa redonda “O diálogo de outras epistemologias com a saúde de povos quilombolas e indígenas”. Na atividade, os discentes puderam se aproximar das visões de saúde de povos indígenas e quilombolas. Para o professor Joaquim Pedro, “um profissional de Vigilância em Saúde tem de estar atento ao olhar também da questão da cultura e de como os diferentes grupos sociais entendem os processos de saúde e doença”, explicou.
O docente ainda destacou a importância desse tipo de diálogo, principalmente nas disciplinas do curso, sendo necessário que os estudantes e os profissionais aprendam a “olhar primeiro para a comunidade, respeitar a cultura dos povos, da localidade, para depois propor ações interventivas direcionadas a minimizar os impactos da saúde dessa população”, finalizou.
Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas
Redes Sociais