Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Passeio BikeDéco e MotoDéco movimenta Goiânia no aniversário de 85 anos da capital
Início do conteúdo da página
Secitec 2018

Passeio BikeDéco e MotoDéco movimenta Goiânia no aniversário de 85 anos da capital

Publicado: Quarta, 24 de Outubro de 2018, 12h28 | Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 18h05

A atividade foi realizada na manhã de hoje, 24, e abriu a programação da 3ª Secitec do Câmpus Goiânia

Passeio BikeDéco e MotoDéco partiu do Lago da Rosas até chegar ao IFG - Câmpus Goiânia. Participantes percorreram circuito por 18 monumentos do acervo Art Déco da capital.
Passeio BikeDéco e MotoDéco partiu do Lago da Rosas até chegar ao IFG - Câmpus Goiânia. Participantes percorreram circuito por 18 monumentos do acervo Art Déco da capital.

Ciclistas e motociclistas acordaram cedo neste feriado municipal de 24 de outubro, data em que se comemora o Aniversário de Goiânia, e fizeram bonito no Passeio BikeDéco e MotoDéco, atividade de abertura da programação da 3ª Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. Servidores e alunos do IFG, amigos, familiares, crianças e idosos marcaram presença no evento, que integrou o calendário de comemoração dos 85 anos da capital.

Veja mais fotos do Passeio BikeDéco e MotoDéco na página do Facebook no IFG – Câmpus Goiânia

Assista ao vídeo em nosso canal no youtube

Confira o mapa do percurso

Os participantes concentraram-se logo no início da manhã no estande do evento em frente à mureta do Lago das Rosas, um dos monumentos tombados como patrimônio Art Déco de Goiânia. Na tenda, foram realizadas inscrições no local, e os inscritos receberam kits personalizados, com squeezes, sacolas, camisetas e outros materiais de divulgação. Com apoio da Drogaria Raia, os participantes do passeio receberam também cuidados especiais com a saúde, passaram protetores solares e realizaram a aferição da pressão arterial. Ciclistas e motociclistas fizeram também doações de alimentos no local, que serão repassados à Associação de Serviço à Criança Especial de Goiânia (Ascep). Os alimentos poderão ser doados também no IFG – Câmpus Goiânia até o dia 27 de outubro, na secretaria da Secitec.

Ao longo do percurso, os participantes do passeio percorreram o trajeto de cerca de 7 quilômetros, perpassando por monumentos que fazem parte do acervo Art Déco da capital e receberam informações sobre esse patrimônio, que foram ministradas pelo artista plástico, guia de turismo da OnyGO e idealizador do BikeDéco, Gutto Lemes. Ciclistas e motociclistas fizeram algumas paradas ao longo da rota para fotos no Teatro Goiânia e no Palácio das Esmeraldas, onde saudaram a capital com grito de “Parabéns, Goiânia!”.

O ponto final do passeio foi no IFG – Câmpus Goiânia, onde o grupo foi recebido com um farto e delicioso café da manhã. Para quem não sabe, o IFG – Câmpus Goiânia é um dos edifícios públicos tombados, em 2003, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como integrante do acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia. No perímetro da área do câmpus, fazem parte do tombamento a Quadra 118, entre as ruas 75, 66, 79 e 62, no setor Central, o pórtico, o pavilhão com as salas de aula do bloco 100, voltado para Rua 75, o Teatro do IFG, o pavilhão com as salas de aula do bloco 200. Além do tombamento junto ao Iphan, o edifício e o terreno da então Escola Técnica Federal de Goiás foram tombados, anteriormente, pelo Governo do Estado de Goiás, a cargo da Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, como um dos 24 bens culturais materiais de Goiânia, conforme Decreto nº 4.943, de 31 de agosto de 1998.

O passeio ciclístico e motociclístico contou com o apoio da Goiânia Bike Déco, da OnyGO Passeios Turísticos, da Tork, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia (SMT), da Polícia Militar e do Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef-GO).

Goiânia em festa

O senhor Herminio da Silva ficou sabendo do passeio pelo jornal.
O senhor Herminio da Silva ficou sabendo do passeio pelo jornal.

 

Entre os participantes do passeio BikeDéco e MotoDéco, estava o senhor Herminio da Silva Barros, 56 anos, que é vendedor de picolé. Ele disse que ficou sabendo do passeio pelo Jornal Daqui e tratou de participar do evento em celebração ao aniversário da capital. “Todos os eventos de bicicleta eu sempre participo”. Ele, que é pernambucano, vive em Goiânia há 15 anos e afirma adorar a cidade.

Cláudi José da Silva e o casal Edson Dartora e Taynara Mendonça durante o passeio.
Cláudio José da Silva e o casal Edson Dartora e Taynara Mendonça durante o passeio.

 

Outro participante animado com o passeio de bicicletas era o senhor Cláudio José da Silva, 59 anos. Morador de Goiânia desde 1992, ele conta que se tornou um assíduo “biker”, ou seja, um participante frequente de passeios ciclísticos, depois que se aposentou. De 2014 pra cá, ele não perde um evento de bicicleta na capital e revela que ficou sabendo do passeio BikeDéco e MotoDéco pelo jornal.

O casal Taynara Mendonça e Edson Dartora também fez questão de participar do passeio de bicicleta. Para Edson Dartora, que é administrador, o passeio representou “a integração entre Esporte, História e Cultura”. Ele, que é gaúcho de Erechim, disse que sabia sobre o patrimônio Art Déco de Goiânia por meio de leituras, mas hoje pôde conhecer de perto esse acervo. Ele e a esposa desejam que Goiânia, em seus 85 anos, volte a ser uma cidade tranquila, segura e que seja melhor sinalizada.

A pequena Maria Clara de Menezes, 8 anos, com seus avôs, Tânia Menezes e Divino de Souza.
A pequena Maria Clara de Menezes, 8 anos, com seus avós, Tânia Menezes e Divino de Souza.

 

Os pequeninos também marcaram presença no evento. Toda equipada de capacete, estava Maria Clara Oliveira de Menezes,  8 anos, que estava acompanhada dos avós, Divino de Souza Moreira e Tânia Menezes de Souza. A pequena Maria Clara contou que estava muito animada com seu primeiro passeio ciclístico e queria conhecer principalmente o antigo relógio em frente à Praça Cívica.

“Foi um passeio muito animado. Apesar de ser no feriado do aniversário de Goiânia, muitas pessoas estão viajando, descansando, mas a cada evento do Goiânia BikeDéco, agora com a participação de motos, mais pessoas estão vindo para conhecer a cidade de Goiânia. Tivemos um público muito bom e, para o próximo evento, esperamos uma maior participação, nesse que é o passeio mais charmoso de Goiânia”, ressaltou Gutto Lemes, guia de turismo e parceiro do evento.

Ao final do passeio, no IFG – Câmpus Goiânia, o gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão do Câmpus Goiânia, Sérgio Botelho, e a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, agradeceram a participação de todos. O gerente e professor Sérgio Botelho falou sobre a trajetória do IFG e a relação com a história de Goiânia e frisou a importância de se preservar o patrimônio da capital. “É um patrimônio nosso, que a gente tem que valorizar. Temos que cobrar dos órgãos públicos uma ação efetiva para que valorize o nosso patrimônio histórico”.

A 3ª Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia segue com atividades educativas, científicas e culturais oferecidas gratuitamente até o dia 27 de outubro no câmpus. Nesta quinta-feira, 25, haverá a solenidade de abertura da Semana, com a palestra: Ciência para a Redução das Desigualdades, com a gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcia Schiavon, a partir das 8h30, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia. Confira a programação completa da 3ª Secitec na página do evento.

 

 

Passeio MotoDéco no Lago das Rosas.
Passeio MotoDéco no Lago das Rosas.

 

Ciclistas em frente ao Palácio das Esmeraldas.
Ciclistas em frente ao Palácio das Esmeraldas.

 

 

 

Ciclistas e motociclistas chegam ao IFG - Câmpus Goiânia após o circuito.
Ciclistas e motociclistas chegaram ao IFG - Câmpus Goiânia ao final do passeio.

 

 


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página