Semana da Química aborda experiências profissionais e promove troca de conhecimento com alunos
Programação do evento conta com temáticas que vão desde bioenergia até novos tipos de alimentos
Começou nesta quarta-feira, 26 de junho, a quarta edição da Semana da Química. O evento, organizado pela Coordenação do Bacharelado em Química do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), tem o objetivo de reunir acadêmicos e profissionais da área, com o intuito de possibilitar trocas de experiências, informações e conhecimentos. As atividades da Semana de Química vão até o dia 28 de junho, no Câmpus Goiânia, e são abertas às comunidades interna e externa, com inscrições gratuitas.
Para abrir a programação, o professor Wendell Karlos Tomazelli Coltro, diretor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrou a palestra Microssistemas Analíticos: desenvolvimento e aplicações no ponto de necessidade. Em seguida, o professor do Câmpus Goiânia, Joachim Werner Zang, proferiu palestra sobre Bionergia.
Até sexta-feira, várias temáticas serão abordadas dentro das atividades da Semana de Química do IFG. Para o coordenador do curso, professor Neemias Cintra, a diversidade de temas faz parte natureza do Bacharelado em Química, que agrega várias áreas. “O Bacharelado em Química que ofertamos, no Campus Goiânia, forma profissionais aptos a atuarem em diversas áreas, dentre elas a mineração, a petroquímica, agroquímica, farmacêutica, de meio ambiente, de alimentos, de pesquisa, tintas, cosméticos, saneamento, papel e celulose e diversas outras. Procuramos, na Semana da Química 2019, trazer tópicos relacionados a algumas dessas áreas, de forma a possibilitar aos discentes que tenham contato com profissionais atuantes e com temas em relevância”, completou.
Nesse sentido, os participantes do evento poderão conferir atividades que vão abordar desde o desenvolvimento de novos alimentos, oportunidades dos profissionais da área de Análise Térmica, entre outros temas. A programação completa pode ser acessada na plataforma do Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa do IFG, por meio da qual também é possível realizar as inscrições para participação.
Para o professor Neemias, a Semana da Química é uma possibilidade de intercâmbio de informações entre profissionais do mercado, pesquisadores, docentes, alunos e a comunidade externa em geral, atraindo parcerias, redes de contato para os participantes e prospecção das demandas da comunidade.
Outro foco do evento é oportunizar o encontro entre alunos e egressos do curso de Química do IFG – Câmpus Goiânia. Para a organização da Semana de Química, essa é uma forma de tranquilizar os discentes sobre as incertezas e dúvidas em relação ao futuro profissional. “Trazer ex-alunos é uma forma de possibilitar aos estudantes dialogar com profissionais já estabelecidos e que também passaram por dificuldades, incertezas e desafios semelhantes. Além de preparar os alunos em termos de conteúdo, preocupamo-nos com que interajam com profissionais, pesquisadores e empreendedores da área, para que os alunos sintam segurança na área de atuação que escolheram e possam se preparar de maneira realizadora e exitosa”, conclui o professor Neeminas.
Para mais informações sobre a Semana da Química 2019, acesse a programação do evento.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais