Art Déco é inspiração para outras manifestações artísticas no Câmpus Goiânia
Atividades fazem parte do II Goiânia Art Déco Festival que iniciou nesta terça, 27 de agosto
Começou a segunda edição do Goiânia Art Déco Festival (GADF). Parceiro do evento, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) abriga parte da programação que iniciou nesta terça-feira, 27 de agosto. No meio da tarde, a Instituição – que faz parte do acervo arquitetônico tombado como patrimônio Art Déco de Goiânia – atraiu a atenção da comunidade interna que parou para observar as roupas e maquetes inspiradas nos prédios conhecidos na capital pelo estilo francês, como a Estação Ferroviária, o Teatro Goiânia e o Grande Hotel, que é o símbolo da segunda edição do evento. A exposição fica no pátio do Câmpus Goiânia até o dia 31 de agosto, com entrada livre.
Para começar as atividades no câmpus, a artista plástica e professora Rafa Brugger trouxe as linhas retas e formas geométricas limpas, típicas do movimento Art Déco, para o lettering. Ela desenhou a marca do Festival de forma estilizada, utilizando giz e muita técnica para transpor o estilo consagrado pela Arquitetura para a linguagem do Design. “Art Déco está bem representado pela Arquitetura, mas precisa também estar na Arte”, reforça a artista.
No mesmo espaço, alunos do curso de Arquitetura da Uni-Anhanguera expunham maquetes em 3D realizadas com base nos prédios tombados como patrimônio Art Déco em Goiânia. Eles trouxeram para a exposição réplicas do Coreto da Praça Cívica, o Trampolim do Lago das Rosas, o Colégio Lyceu de Goiânia, entre outros. Para os estudantes expositores Miller Bernardo e Ariane Soares, ações como essas propostas pelo Festival reforçam a necessidade de valorização do acervo Art Déco na capital. “É a história e o coração de Goiânia”, afirma Ariane, aluna do 8º período de Arquitetura da Uni-Anhanguera.
Miller Bernardo, que está no 2º período do curso, acredita que por meio dessas iniciativas o poder público pode reforçar a legislação para que a identidade Art Déco seja preservada, o que daria mais personalidade à cidade. “A gente vê muitos prédios escondidos atrás de marquises que sustentam muita poluição visual. É preciso valorizar a Arquitetura que a gente já tem”, conclui.
Além das maquetes, artistas do ramo da moda trouxeram para o Câmpus Goiânia criações inspiradas nos prédios Art Déco de Goiânia. As peças são resultado do 1º Desafio Viver da Moda, realizado blog Viva de Moda juntamente com o Espaço Integrado de Moda do shopping Estação da Moda, em Goiânia. Nos detalhes de cada criação, é possível perceber a inspiração em pontos de referência da capital, como a Estação Ferroviária.
Para fechar a programação desta terça-feira no Câmpus Goiânia do IFG, o Grupo de Metais da casa fez uma apresentação dedicada especialmente ao evento. As atividades do Festival retornam ao câmpus no dia 29 de agosto, com o Recital de Violão do IFG, no Teatro do Câmpus Goiânia, às 19h30.
No dia 30 de agosto, haverá também a palestra “Herencia Sur-Primer Corredor Art Déco Trinacional” com a arquiteta Adriana Piastrellini da AdbA – Buenos Aires / Argentin; aula aberta de Interpretação Musical, no Teatro; apresentações do Grupo de Choro do IFG e do Grupo de Metais Graves, ambas no pátio do Câmpus Goiânia. Na noite do dia 30, o chef e professor do Câmpus Goiânia, Alcyr Viana realiza oficina gratuita de brioche francês utilizando planta alimentícia não convencional (Panc), hambúrguer de frango ao vinho branco e molho bonne femme, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG.
No dia 31, ocorrerá a solenidade de encerramento do GADF 2019, às 19 horas, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG. E para celebrar musicalmente o nosso patrimônio arquitetônico de forma clássica, o GADF 2019 convidou Otávio Soares Brandão, o “Maestro Brandão”, um dos maiores pianista e compositor brasileiro para apresentar seu último trabalho autoral: o recital “Outro Olhar”. Há 3 anos, o maestro não se apresentava na capital goiana e agora está de volta no dia 31 de agosto, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG, às 20 horas. Entrada franca no concerto.
A programação completa do Festival pode ser acessada aqui.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais