Alunos podem se inscrever para compor equipe do programa Miniempresa até dia 4
Todas as informações sobre o programa foram abordadas durante palestra realizada nesta manhã
Alunos dos 2º e 3º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram na manhã desta segunda, 2, da palestra de apresentação do programa Miniempresa. Uma iniciativa da Junior Achievement Goiás (JA Goiás), associação educativa sem fins lucrativos, o programa conta com a parceria de instituições de ensino, como o Câmpus Goiânia, e tem o objetivo de despertar nos jovens o espírito empreendedor, oportunizando práticas de negócios e administração por meio da criação de uma pequena empresa. A palestra foi ministrada pela gestora de projetos da JA Goiás, Jacqueline Firmino.
Os estudantes puderam conhecer a Junior Achievement e saber detalhes sobre como será o programa Miniempresa neste ano. Segundo Jacqueline, o programa está com algumas alterações. A primeira delas está relacionada às jornadas – momento em que os participantes da miniempresa se reúnem para executar as tarefas de planejamento, produção, venda e relatórios de balanço das atividades da miniempresa. Agora, as jornadas terão duração de 3 horas, das 18h30 às 21h30, e totalizarão 12 encontros. Anteriormente eram 15 encontros de 3h30.
Outra mudança está no propósito do produto a ser pensado pelas equipes. De acordo com Jacqueline, agora os participantes deverão pensar nos problemas reais da sociedade e elaborar um produto que proponha uma solução. “Antes havia o brainstorm e os produtos eram elaborados”, explica.
No Câmpus Goiânia, o programa Miniempresa conta com parceria da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), por meio da Coordenação de Eventos. Os alunos participantes da palestra receberam fichas de inscrição para compor a nova equipe que representará o Câmpus Goiânia no programa. Os alunos que tenham interesse e não puderam presenciar a palestra podem retirar as fichas de inscrição na Coordenação de Eventos, que fica no prédio administrativo (o mesmo da Biblioteca), no segundo andar, sala S1-604. As fichas devem ser entregues no mesmo local, preferencialmente no período da manhã, até dia 4 de março.
O programa
A equipe que participará do programa Miniempresa deverá contar com no mínimo 25 e no máximo 35 alunos que estejam cursando os 2º ou 3º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia. Será disponibilizado aos alunos uma sala para que possam realizar os encontros necessários ao desenvolvimento das atividades, conhecidos como jornadas.
Nas primeiras cinco jornadas, os estudantes terão a oportunidade de realizar o planejamento da miniempresa, definir e etapas de produção. Entre as 6ª e 10ª jornadas, eles vão de fato por a mão na massa para produzir, lembrando que nas 9ª e 10ª haverá a feira de negócios e ciclo de palestras que serão realizados no Shopping Flamboyant. Na oportunidade, os participantes desta edição do programa vão vivenciar a terceira novidade: o pitch, momento em que os alunos poderão apresentar seu negócio a empresários. Nas 11ª e 12ª jornadas a equipe chega ao momento de fechamento da experiência empreendedora, realizando relatórios e participando da Formatura Miniempresa, onde serão entregues as premiações para as equipes que conquistarem maior rentabilidade, produto destaque, maior faturamento, negócio sustentável e melhor equipe empreendedora.
A palestra contou com a participação dos alunos da equipe Camaleou S.A./E, que representou o Câmpus Goiânia em 2019, levando quatro dos principais prêmios, dentre eles o de melhor equipe empreendedora, incluindo o prêmio do Desafio Nexa. Daniele Silva, do curso técnico em Controle Ambiental, compartilhou com os futuros participantes do programa a sua transformação após ingressar nas jornadas de empreendedorismo oportunizadas pelo Miniempresa.
Ela contou que além da experiência profissional, o programa a encorajou a trabalhar o medo de falar em público. “Fiz parte da equipe de marketing, por ironia do destino. Para mim, estar falando aqui agora é uma vitória”, revela. E Daniele fez mais. Ela foi uma das três representantes da Camaleou a apresentar o modelo de negócios desenvolvido pela equipe em um evento da Junior Achievement em São Paulo, com todas as despesas e transporte aéreo pagos. “É muito bom saber que é um trabalho em equipe, que você se esforça e é reconhecido”, afirma.
Saiba mais sobre como foi a participação da equipe Camaleou S.A./E no programa Miniempresa.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais