Secitec do Câmpus Goiânia inicia com palestra sobre a importância da inteligência artificial no mundo
Evento ocorre até o dia 11 de dezembro e segue a temática da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
A Semana de Educação, Ciência e Tecnologia, a Secitec, do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) deu sua largada oficial na manhã desta quarta-feira, dia 9 de dezembro, com a palestra ministrada pelo professor Sanderson Oliveira de Macedo, intitulada Reiniciando o mundo com inteligência artificial. O evento contou com a participação de vários estudantes que acompanharam pela plataforma Google Meet e pelo canal no Youtube do Câmpus Goiânia. A Secitec ocorre até o dia 11 de dezembro e reúne diversas atividades que continuam com inscrições abertas pelo Sugep. Os participante inscritos e que assinarem a lista de presença, disponibilizada durante as palestras, vão receber certificados.
Antes de seu lançamento oficial, a programação da Secitec do Câmpus Goiânia contou, na noite da segunda-feira, dia 7 de dezembro, com a apresentação da Competição Machine Learning, com o professor do Câmpus Goiânia, Eduardo Noronha. A atividade consiste em instigar os participantes a se divertir enquanto aprendem sobre os conceitos básicos de Data Science e Machine Learning, tecnologia onde os computadores têm a capacidade de aprender de acordo com as respostas esperadas por meio de associação de diferentes dados. O tema da competição envolve o que os dados podem revelar sobre mortalidade infantil.
O objetivo da competição é prever, com base nas características da mãe, da gestação e do recém-nascido, quais são os bebês com maior risco de vir a óbito. A análise vai utilizar um dataset, isto é, um conjunto de dados como idade da mãe, quantidade de consultas durante o pré-natal, tipo de parto, peso e sexo da criança, entre outros, para traçar o risco de mortalidade infantil. Para participar da competição, basta acessar o link: https://www.kaggle.com/c/data-train-secitec-ifg/overview . Os interessados também podem acessar a palestra no canal no Youtube do Câmpus Goiânia do IFG para saber mais detalhes sobre a atividade, que será encerrada na sexta-feira, dia 11.
Já nesta quarta, 9, o professor Sanderson, conhecido pelos estudantes do câmpus como Sandeco, e embaixador da Campus Party no Brasil, deu start às atividades da Secitec 2020 falando sobre a importância da inteligência artificial e como “reiniciar o mundo” utilizando esse tipo de tecnologia. Para explicar o que é a inteligência artificial, Sanderson recorreu à história do Teste de Turing (ou, jogo da imitação). Nele, foram colocadas três entidades: uma pessoa, uma máquina e um juiz. A ideia é fazer os envolvidos conversarem, por meio de computadores, tendo a máquina o objetivo de imitar o comportamento humano por meio de suas respostas. Ao final, o juiz é interrogado para saber quais respostas partiram da máquina e quais teriam partido do ser humano em questão. O teste foi elaborado pelo matemático Alan Turing em 1950 e seus resultados foram disponibilizados no seu artigo Computing Machinery and Intelligence.
O professor também trouxe informações que mostram o interesse mundial em inteligência artificial. Segundo dados da Organização Data Innovation, recentemente pesquisas relacionadas ao tema têm se tornado constantes, com destaque em dois países: China e Estados Unidos. Ambos produzem mais de 50% de artigos científicos sobre inteligência artificial e sua aplicabilidade em diversos setores, sobressaindo em quantidade os estudos chineses, que são referência em reconhecimento facial. “Inteligência artificial tem se tornado sinônimo de tecnologia. Tem impactado o mundo inteiro”, aponta Sanderson.
A palestra mostrou ainda que, de acordo com o IDC Corporate USA, a previsão é de um investimento global no montante de US$ 98 bilhões nesse tipo de tecnologia em 2023. “Isso para empresas e startups que trabalham com inteligência artificial”, acrescenta Sanderson.
Por esse motivo, a Secitec 2020 do Câmpus Goiânia traz a temática da inteligência artificial para sua programação, seguindo a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que neste ano abordou a Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira. No câmpus, o evento é realizado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.
Programação
Ainda nesta quarta-feira, 9, a Secitec 2020 contou com as palestras Data Science no SUS: cases de machine learning e analytics, com o professor do Câmpus Goiânia, Wanderson Marques; Inteligência artificial no mercado financeiro, com Thyago Marques; Hands-on em aprendizado de máquina na preparação dos dados e aplicação de modelos em classificação de texto, com Eduardo Noronha; Detecção de objetos em imagens, com Lucas Mendes Lima e Guilherme Margatto; e Serviços Ambientais: o que a natureza nos dá tem valor!, com o professor Antônio Pasqualetto.
Para esta noite, ainda haverá as palestras: Inteligência artificial: a revolução, com Celso Gonçalves Camilo Júnior; Grafos do conhecimento e o aprendizado de máquina, com Gustavo de Assis Costa, e IFG-Produz: Aprendizado de Máquina como estratégia para conectar pesquisadores, com Daniel Xavier de Sousa. Além das palestras também está programada as oficinas Sistemas Tutores Inteligentes, com o professor Sirlon Diniz, às 19 horas, e Oficina de Brioche Natalino, com Amanda Magalhães.
É importante lembrar que as atividades ainda estão recebendo inscrições pela plataforma Sugep.
Confira a programação para os dias 10 e 11 de dezembro, acessando o link a seguir: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/16e62c42-7b97-4e07-94de-63e30c2c7610/inscricao
Acesse as palestras já transmitidas pelo canal no Youtube do Câmpus Goiânia.
Saiba mais sobre a Secitec 2020 do Câmpus Goiânia.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.
Redes Sociais