Pesquisadores do Câmpus Goiânia podem preencher formulário de banco de fontes
Proponentes de ações de extensão também podem disponibilizar informações que subsidiarão trabalhos da Coordenação de Comunicação Social
A Coordenação de Comunicação Social (CCS) do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), com o apoio da Diretoria-Geral da unidade, retoma a sensibilização de pesquisadores e proponentes de projetos de extensão da Instituição para que preencham o formulário destinado à consolidação do banco de fontes da CCS. O objetivo é reunir informações a fim de estreitar a relação do câmpus com os veículos de comunicação, aumentando assim a visibilidade institucional junto à comunidade. O formulário pode ser acessado aqui.
O banco de fontes é uma ferramenta importante para as ações realizadas pela Coordenação de Comunicação Social, tendo em vista que é por meio dele que a equipe consegue triar o que o Câmpus Goiânia tem realizado e que desperta o interesse público da comunidade externa. Além disso, o banco de fontes auxilia o atendimento das constantes solicitações de jornalistas em busca de especialistas em diversas áreas, como meio ambiente, sustentabilidade, trânsito, educação, entre outras, para elucidar dúvidas e compartilhar conhecimentos que vão ajudar a formar a opinião em meio à sociedade.
Com as informações contidas nesse banco, a CCS entra em contato com o pesquisador ou proponente da ação de extensão, verifica sua disponibilidade para conceder entrevistas a jornais impressos, televisivos, web ou rádio. Vale destacar que nenhuma informação contida no banco é repassada aos profissionais de imprensa ou qualquer outro sem a anuência do servidor e sem contato prévio feito pela equipe de comunicação do câmpus.
Por meio das informações contidas no banco de fontes, a equipe de Comunicação Social do Câmpus Goiânia consegue contactar de maneira mais eficaz os especialistas nas áreas abrangidas pela instituição facilitando entrevistas e divulgação em veículos de grande circulação em meio à sociedade. Somente neste ano, mesmo com os contratempos devido à pandemia, a CCS conseguiu emplacar 31 entrevistas com especialistas do Câmpus Goiânia em diversos meios de comunicação em Goiás e, em alguns casos, de abrangência nacional.
O trabalho de relacionamento com a imprensa é uma das iniciativas que ajudam a equipe de comunicação do câmpus a alcançar uma das ações propostas pelo PDI, principalmente no que diz respeito àquelas relacionadas ao campo da Pesquisa, da Pós-Graduação e da Inovação quanto à divulgação dos resultados das pesquisas para a comunidade por meio do fortalecimento da articulação com veículos locais de comunicação social e por meio de ações de extensão.
Além disso, o trabalho que é subsidiado pelo banco de fontes auxilia a execução de cinco objetivos estabelecidos no Plano Local de Comunicação, sendo eles: fomentar a publicidade legal e a transparência institucional, permitindo que o público conheça as ações desenvolvidas pela instituição; fortalecer a imagem institucional junto à sociedade; promover ações de divulgação dos projetos de inovação e pesquisas dos núcleos/grupos do câmpus; a retomada e consolidação do projeto Flash da Ciência, que visa a divulgação de projetos de pesquisa e extensão no âmbito do câmpus; e a divulgação de ações e projetos de extensão desenvolvidos no Câmpus Goiânia.
Para colaborar com este trabalho, o servidor pode acessar o formulário de banco de fontes e responder às perguntas elencadas. Dentre elas: a área de conhecimento do servidor e atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas, além dos contatos pessoais por meio dos quais a equipe da CCS comunicará a solicitação de atendimento à imprensa, checando sempre a disponibilidade do servidor.
A Coordenação de Comunicação Social preza que todo contato seja realizado pelos meios institucionais. Contudo, se tratando da emergencialidade e imediatismo demandados pelos veículos de comunicação, a CCS solicita os contatos pessoais com o intuito de que a Instituição não perca o espaço que é concedido pelos profissionais da imprensa de forma gratuita e espontânea e que ajuda na consolidação da marca do IFG em meio à sociedade.
Preencha o banco de fontes: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjklVuMpJb-ZgJXLluvR37g8hPnbG55h9crPOba7gQm0JBXg/viewform
Veja o álbum que reúne algumas participações de especialistas do Câmpus Goiânia na mídia: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.857176054338133&type=3
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.
Redes Sociais