Câmpus Goiânia recebe Primeira Semana do Choro
Evento será realizado até dia 29 com várias atividades para estudantes da área de música. Comunidade poderá participar de shows abertos
Nesta segunda-feira, 25 de abril, iniciaram as atividades da Primeira Semana de Choro no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento é realizado em parceria com a Polícia Militar do Estado de Goiás e ocorre no câmpus, na Academia da PMGO, na Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás, Sesc Cidadania e no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
No Câmpus Goiânia, as atividades iniciaram às 15 horas com duas masterclasses: uma de interpretação musical, com Marcos Flávio, e outra sobre regência, com Everton Luís. As oficinas reuniram principalmente estudantes do curso de Licenciatura em Música da Instituição.
Para o professor da área de Música do Câmpus Goiânia, Lamartine Silva Tavares, o evento é importante para a comunidade acadêmica especialmente por compor o Programa de Recuperação de Aprendizagens, que visa retomar e intensificar conteúdos teóricos e práticos após o período de ensino remoto adotado pela instituição, durante o período de isolamento e distanciamento social, provocado pela pandemia de Covid-19.
De acordo com o docente, os estudantes apresentaram um déficit em disciplinas de Instrumento Musical e outras que envolvem a parte prática. Com isso, o objetivo da Semana de Choro é oportunizar atividades de experiência musical para que os discentes recuperem o aprendizado. “Importante porque eles têm essa vivência e a oportunidade de ver e interagir com profissionais da música”, afirma Lamartine.
Programação
A semana tem como tema o Choro, gênero de música popular e instrumental que surgiu no Rio de Janeiro no século XIX. Segundo o professor Lamartine Tavares, é interessante ver a comunidade reunida e envolvida com o Chorinho que já foi muito marginalizado na história da música brasileira. “Hoje mesmo, durante a abertura do evento, você via pessoas da área da educação, músicos e militares em torno do pandeiro, dos instrumentos do Choro”, relata.
A programação do evento reúne oficinas, palestras, masterclasses e shows até o dia 29 de abril no Câmpus Goiânia, Academia da Polícia Militar de Goiás, Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás, Sesc Cidadania e Centro Cultural Oscar Niemeyer.
No Câmpus, a comunidade externa poderá participar de atividades abertas ao público, como os shows de Marcos Flávio, do Sexteto CBMGO e Grupo PMMT, que vão ocorrer no Teatro do IFG; além das rodas de Choro, no pátio do Câmpus Goiânia.
Confira a programação completa da Primeira Semana do Choro.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.
Redes Sociais