Escolhido selo comemorativo do aniversário de 80 anos do câmpus
Proposta foi elaborada pela estudante do curso Licenciatura em Letras - Português, Juliana Santos da Conceição
O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) já conta seu selo comemorativo de 80 anos. A proposta escolhida, de autoria da estudante do curso de Licenciatura em Letras - Português, Juliana Santos da Conceição, traz o Pórtico do câmpus, símbolo do Batismo Cultural de Goiânia e inauguração do prédio da Instituição, o monumento localizado no pátio do câmpus feito pelo artista plástico Gustav Ritter ao lado de outros pontos reconhecidos pelo traço Art Déco, como o Teatro Goiânia, o relógio da Avenida Goiás e o coreto da Praça Cívica.
O selo será utilizado em todas as divulgações e documentos institucionais entre julho de 2022 e junho de 2023. A proposta de Juliana foi selecionada pela Comissão de Elaboração do Projeto de Comemoração do Aniversário de 80 anos do Câmpus Goiânia. Segundo a estudante, o que motivou a escolha dos elementos e seu design foi o Batismo Cultural de Goiânia, evento que ocorreu em julho de 1942 e inaugurou a capital. “Entre as muitas solenidades que aconteceram na época, o IFG, antiga Escola Técnica, foi um dos locais de extrema importância que marcou presença no evento. Tendo em vista que as diretrizes de criação do selo oficial de comemoração dos 80 anos do IFG Campus Goiânia indicavam que deveríamos apresentar de alguma forma a história do IF e sua relação com os estudantes, comunidade e cidade, escolhi alguns monumentos arquitetônicos em estilo Art Déco que foram inaugurados durante as solenidades do Batismo Cultural de Goiânia, são eles o Coreto da Praça Cívica, a Torre do Relógio, o Teatro Goiânia e o Pórtico, além do monumento feito por Gustav Ritter situado no pátio principal do Campus, que também representa bem o nosso IFG. Usei as cores oficiais do Instituto e uma forma geométrica que lembrasse uma linha do tempo e que representasse o crescimento contínuo do IF com a cidade de Goiânia”, explica a discente.
A proposta original da estudante foi adaptada, com a inclusão do nome Câmpus Goiânia junto ao selo (antes estava somente IFG). A possibilidade de adequação constava na chamada que regulamentava o processo de escolha.
O concurso foi aberto a toda comunidade acadêmica e estabelecia alguns critérios para a criação do selo, dentre eles: trazer elementos que expressem a identidade institucional e seu projeto político educacional; unir a história do câmpus aos princípios e objetivos defendidos pela instituição; expressar a contínua luta de uma instituição de educação inclusiva e plural, profissional e unitária; além de valorizar a integração da instituição com a capital, incluindo seu compromisso com a autonomia intelectual e política, defensora da ciência e dos valores democráticos.
O Câmpus Goiânia completa 80 anos no dia 5 de julho, data em que se comemora a transferência da Escola de Aprendizes Artífices para a nova capital, Goiânia, durante as festividades do Batismo Cultural da cidade. Com a mudança, a instituição passou a ser chamada Escola Técnica de Goiânia, que depois passaria a ser denominada como Escola Técnica Federal de Goiás (1965), em seguida como Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (1999) e, em 2008, Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás.
A Comissão responsável pela escolha do selo prepara diversas atividades comemorativas à data, dentre elas o concurso fotográfico Batismo Cultural, realizado em parceria com a Prefeitura
de Goiânia, por meio do perfil @goianiapulsa, no instagram. Confira mais informações.
Saiba mais sobre a história do Câmpus Goiânia.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.
Redes Sociais