Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Eventos integrados agregam atividades das áreas de Matemática, Letras, Física e Química à Secitec
Início do conteúdo da página
Secitec 2023

Eventos integrados agregam atividades das áreas de Matemática, Letras, Física e Química à Secitec

Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 11h14 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 17h33

Concomitantemente à Secitec 2023, ocorrem as Semanas de Matemática, Química, Letras e Física, no Câmpus Goiânia do IFG.

 Os eventos integrados são: 14ª Semana da Licenciatura em Matemática, Semana da Química 2023,  V Semana de Letras e a V Semana da Física.
Os eventos integrados são: 14ª Semana da Licenciatura em Matemática, Semana da Química 2023, V Semana de Letras e a V Semana da Física.

Além da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023 do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), outros eventos integrados se somam à programação geral nesta edição. A 14ª Semana da Licenciatura em Matemática, a Semana da Química 2023, V Semana de Letras e a V Semana da Física acrescentam atividades abertas às comunidades acadêmica e externa ao IFG.

 

Semana da Química 2023

Palestra de abertura da Semana da Química 2023 ocorreu no dia 16, no auditório Demartin Bizerra da Silva.

 

Abrindo a programação dos eventos integrados, ocorreu, na noite do dia 16 de outubro, a solenidade de abertura da Semana da Química 2023. A palestra de abertura do evento de título: “Produção de H2 e perspectivas para tecnologias PtX” foi ministrada pelo doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá e professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), Christian Gonçalves Alonso, no auditório Demartin Bizerra da Silva, no Câmpus Goiânia.

Na palestra de abertura da Semana da Química 2023, o professor Christian Alonso provocou uma reflexão entre os ouvintes sobre a recorrente expressão: “Nós só temos um planeta”. Desse modo, ele adentrou nas discussões sobre sustentabilidade e desenvolvimento de combustíveis renováveis no contexto dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e os debates mundiais sobre aquecimento global e tecnologias em prol da descarbonização.

Christian Alonso abordou também sobre a necessidade de resolução de carências estruturais urbanas e aprofundou a discussão sobre as tecnologias para produção de energias renováveis, contextualizando o tema em relação ao desenvolvimento econômico e ao futuro das carreiras dos estudantes. O docente afirmou que, devido ao atual anseio da sociedade, novas tecnologias, antes vistas como inviáveis economicamente, estão se tornando viáveis.

Além dessa palestra, a Semana da Química 2023 oferta outras atividades que se alinham ao tema: “Química para o Desenvolvimento Sustentável”. A programação do evento começou no dia 16 de outubro e segue até o dia 21, no Câmpus Goiânia. Na programação da Semana, ocorrerá também uma sessão solene em homenagem à memória do professor da área de Química do Câmpus Goiânia do IFG, Joachim Werner Zang, falecido em agosto deste ano. A homenagem póstuma ocorrerá no dia 20, a partir das 19h30, no auditório Demartin Bizerra da Silva.

 

  Veja as fotos da Secitec 2023

 

V Semana da Física

A abertura da V Semana da Física ocorreu na tarde desta terça-feira, 17 de outubro, no Teatro do IFG e reuniu estudantes e servidores ativos e aposentados para celebrar os 10 anos do curso de Licenciatura em Física. Antes da solenidade de abertura do evento, ocorreu a apresentação musical da Banda Sinfônica Nilo Peçanha, sob regência do professor Marshal Gaioso.

Na solenidade de abertura do evento, a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, conduziu uma homenagem aos servidores aposentados que atuaram na área de Física do IFG. Receberam homenagem a professora Thais Fachetti Loiola e os docentes Jorge Antônio de Souza, Paulo Cézar Borges, Luís Ângelo Marengão, Antônio Newton Borges, Nilton Olímpio Alves, Cesar José da Silva, Herly Monteiro Aguiar e Abisai Martins de Rezende. Também foram citados na homenagem outros docentes que não puderam comparecer e alguns foram relembrados em memória.

A mesa de abertura do evento foi composta pela representante da comissão organizadora da V Semana da Física, professora Simone Ramalho; pelo coordenador do curso de Licenciatura em Física, professor Lucas Borges; e pelo coordenador acadêmico, professor Francisco Oliveira Neto, representando o chefe de departamento de Áreas Acadêmicas 2 do Câmpus Goiânia, professor Alexandre Duarte. Sobre a programação do evento, a professora Simone Ramalho destacou que os temas escolhidos versam sobre questões relevantes para a ciência na atualidade. “A ideia é que vocês vejam um pouquinho do que é produzido de ciência no Brasil. A programação dos demais dias, inclusive hoje, traz um panorama de temas relevantes para a ciência. E a gente espera que vocês aproveitem e que a gente possa fazer eventos como este constantemente”, disse a docente.

O palestrante convidado Eduardo do Couto ministrou a palestra da abertura da V Semana da Física, no Teatro do IFG.

 

A palestra de abertura de título: “Uma abordagem multidisciplinar para tecnologias sustentáveis: do átomo à escala semi-industrial”, foi proferida pelo pesquisador Eduardo do Couto, que é diretor do Laboratório Nacional de Biorrenováveis, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Na abertura da Semana, ele retomou o assunto de sua primeira palestra, que também foi realizada no Teatro do IFG na manhã de terça-feira, quando abordou sobre o desenvolvimento sustentável e a biotecnologia industrial. Segundo Eduardo do Couto, o atual modelo industrial tem uma alta demanda por recursos físicos e químicos não renováveis, mas, para que haja um futuro promissor, é necessário o desenvolvimento sustentável com uso de recursos biológicos. Esse cenário, porém, possui baixo nível de maturidade tecnológica – e aí está um ambiente de desafios e oportunidades para os pesquisadores.

O pesquisador acredita que o Brasil pode ser protagonista nesse novo modelo global da indústria de transformação, se agregar valor à biomassa e à biodiversidade por meio de tecnologias habilitadoras como a biotecnologia. Ainda durante a palestra, ele aproveitou para dialogar com os estudantes sobre as oportunidades oferecidas pelo CNPEM, que conta com um dos mais avançados aceleradores de partículas do mundo e único na América Latina: o Sirius. A programação da V Semana da Física segue com atividades até o dia 19 de outubro, no Câmpus Goiânia, com ênfase na temática: “Inovação e Tecnologia para um Mundo Sustentável”.

 

14ª Semana da Licenciatura em Matemática

Palestra de abertura da 14ª Semana da Matemática foi realizada na tarde do dia 16/10, na Cinemateca. 

 

Ainda dentro dos eventos integrados, teve início a programação da 14ª Semana da Licenciatura em Matemática (SEMAT), na tarde desta terça-feira, dia 17,na Cinemateca, do Câmpus Goiânia do IFG. Na abertura do evento, foi realizada uma mesa-redonda de tema: “Formação de professores que ensinam Matemática: problematizando a relação entre conteúdos específicos e conteúdos pedagógicos”, com o professor da Universidade de São Paulo (USP), Manoel Oriosvaldo de Moura e o professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG), Wellington Lima Cedro.

Os palestrantes fizeram reflexões a respeito do processo de ensino-aprendizagem de Matemática na atualidade, destacando a importância dos espaços de formação e a necessidade de um resgate da escola como espaço de aprendizagem em que as pessoas se desenvolvam em sua plenitude, numa perspectiva de formação humana. Um ponto importante abordado pelos palestrantes foi a relação entre conteúdos específicos de Matemática e conteúdos pedagógicos, pois a organização do ensino pode levar à atribuição de novos sentidos ao conhecimento matemático. Nesse sentido, o professor Wellington compartilhou um pouco de sua experiência com o Clube de Matemática e a Oficina Pedagógica de Matemática, projetos desenvolvidos no Instituto de Matemática e Estatística da UFG.

A programação da 14ª Semana da Licenciatura em Matemática (SEMAT) continua até dia 19 de outubro, no Câmpus Goiânia. Durante o evento, haverá apresentações de trabalhos científicos, minicursos e palestras. No dia 18, será realizada a palestra: “Grafos e algumas de suas aplicações a problemas combinatórios”. No encerramento da Semana, será realizada, no dia 19, a palestra: “Maurício Peixoto e a Matemática Brasileira”. Saiba mais sobre a 14ª SEMAT pelo site do evento: https://eventos.ifg.edu.br/semat/.

 

V Semana de Letras

Com o tema: “Linguagens, Cons(Ciência) e Arte”, a V Semana de Letras deu início a sua programação na tarde desta terça-feira, 17, no auditório Demartin Bizerra da Silva, no Câmpus Goiânia do IFG. A mesa de abertura do evento contou com as presenças da gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, professora Fabiane Oliveira; do chefe de departamento acadêmico, professor Rafael Borges; da coordenadora da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ema Cintra; e da coordenadora da Licenciatura em Letras, Cibele Araújo.

A liderança  indígena, Eunice Tapuia, ministrou palestra na abertura da V Semana de Letras, no tarde do dia 16/10, no auditório Demartin Bizerra. 

 

A palestra de abertura da Semana de título: “Narrativas Orais do Povo Indígena Tapuia: registrar para re-existir” foi ministrada pela indígena, ativista e mestra em Performances Culturais e doutoranda em Direitos Humanos pela UFG, Eunice Tapuia. Na sua apresentação, Eunice, que é liderança do povo indígena Tapuia do Carretão (GO), relatou sobre a sua ancestralidade e a formação de sua etnia. Ela também contou sobre as suas experiências na produção de sua dissertação de mestrado de título: “Narrativas orais do povo indígena Tapuia do Carretão”. Em sua exposição, Eunice Tapuia comentou que o maior desafio no desenvolvimento de sua dissertação de mestrado foi com a formalidade da escrita como registro da cultura de seu povo. Segundo ela, a comunicação, as tradições e as histórias dos povos indígenas se ancoram nas narrativas orais, diferentemente da linguagem escrita e formal do meio acadêmico. Contudo, ela considera que a escrita também é importante para que a sua fala consiga chegar a lugares em que ela não possa estar.

Os participantes da V Semana de Letras conferiram também uma bela apresentação musical que homenageou a oralidade e os saberes dos povos indígenas, com o Coro composto por estudantes da área de Música do Câmpus Goiânia, sob a regência do professor Vinícius Carneiro. A V Semana de Letras continua com sua programação até o dia 19 de outubro, no Câmpus Goiânia do IFG. São mais de 150 inscritos na quinta edição da Semana de Letras, que busca ratificar a importância das linguagens, da consciência, das ciências e da arte com ciência, por meio de palestras, sessões orais e outras atividades.

Confira a programação dos eventos integrados pelo Sugep e também pelo site da Secitec 2023: eventos.ifg.edu.br/secitecgoiania

 

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página