Projeto pretende analisar a percepção dos estudantes do Câmpus Goiânia sobre a “rua”
Primeira oficina da ação tem como público-alvo discentes dos cursos técnicos integrados e ocorre no dia 14 de novembro, na Cinemateca
Estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) podem se inscrever para oficina do projeto de ensino E se essa rua fosse nossa?. A atividade será realizada no dia 14 de novembro, das 14h às 18 horas, na Cinemateca e consistirá em uma discussão sobre aspectos inerentes à “rua”, como mobilidade, acessibilidade, saneamento, entre outros, seguida de uma visita guiada à Rua 75, onde está situado o câmpus, momento em que os participantes poderão verificar na prática os aspectos levantados durante a oficina. As inscrições estão abertas pelo formulário online e são 30 vagas disponíveis.
O projeto de ensino tem o objetivo de identificar a percepção ambiental, por parte dos discentes do IFG, da “rua” como local de coletividade e de cidadania a partir de aspectos relacionados à qualidade do espaço urbano da Rua 75, Centro. A ideia nasceu da inquietação sobre a qualidade dos ambientes urbanos na atualidade, cabendo pensar e analisar como as pessoas percebem esse local e como se relacionam com ele.
Realizado por docentes da área de Meio Ambiente do Câmpus Goiânia, o E se essa rua fosse nossa? pretende discutir os vários significados que a “rua” pode assumir do ponto de vista sociológico, urbanístico, ambiental, da engenharia e do próprio cidadão. A ação foi contemplada com recursos institucionais por meio do Edital de Projeto de Ensino nº 25/2023 da Reitoria do IFG.
De acordo com a professora Carla Rosana Azambuja Herrman, nos primeiros dois meses do projeto, foram desenvolvidos aspectos teórico-conceituais a serem abordados na oficina do dia 14 de novembro e para análise da percepção dos alunos acerca da “rua” como espaço público. Ao final da oficina, será aplicado um questionário de percepção ambiental.
Participam do Projeto, sob a coordenação da professora Carla Herrmann com a colaboração do docente Aldo Muro Junior, os estudantes: Bianca Batista de Souza (Bolsista - Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária), Bruna dos Passos Guimarães, Daniel Borges Costa, Giovanna de Souza Medrado, Julio Cesar M. Lopes e Maria Eduarda Custódio de Paula (estudantes voluntários do técnico integrado em Mineração).
Para saber mais, basta acessar a página do projeto no Instagram.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
Redes Sociais