Câmpus Goiânia oferta curso de Manutenção e Conservação Predial para mulheres
O curso oferece noções sobre reformas residenciais e é direcionado para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica
O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás está com inscrições abertas para o curso de extensão Manutenção e Conservação Predial, que tem como público-alvo mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São 30 vagas disponíveis. As inscrições vão até o dia 2 de fevereiro de 2024 e podem ser realizadas pela internet ou presencialmente.
Para se inscrever, as candidatas devem ter idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 70 (setenta) anos. São 22 vagas para a comunidade externa e 8 vagas para a comunidade interna do câmpus. A seleção consistirá na classificação das candidatas por meio de sorteio eletrônico remoto, previsto para ser realizado no dia 15 de fevereiro de 2024, às 15 horas. A transmissão do sorteio poderá ser acompanhada pelas candidatas por meio de link que será encaminhado às inscritas.
A divulgação da lista das classificadas em primeira chamada será divulgada no dia 16 de fevereiro, com prazo de matrícula nos dias 19 e 20. Havendo vaga ociosa, no dia 21 de fevereiro as candidatas da lista de espera poderão ser convocadas na segunda chamada para matrícula no dia 22. As atividades do curso são presenciais, com aulas aos sábados (das 8h às 12h), com início em 24 de fevereiro e término no dia 14 de dezembro do próximo ano.
Objetivo do curso
Segundo a coordenadora da ação de extensão, a professora do Câmpus Goiânia do IFG Liana Borges, o objetivo principal do curso é contribuir para que as alunas - mulheres em vulnerabilidade social que acabam cumprindo um papel central em sua família, sendo muito frequentemente “mães solo” - consigam identificar os problemas corriqueiros em suas residências e entender sobre os materiais de construção da edificação, possibilitando o esclarecimento e a redução dos custos envolvidos em serviços de manutenções e reformas de edificações. Outro importante objetivo é a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, através do despertar para a atuação na construção civil.
O curso de extensão será dividido em 3 módulos. O módulo básico compreende as disciplinas “Matemática Básica” e “Higiene e Segurança do Trabalho”, o intermediário engloba “Materiais de Construção” e o avançado abrange “Sistemas Prediais de Instalações (elétricas, de gás, hidráulicas e sanitárias)”, “Noções de Estruturas”, “Patologias das Construções” e “Manutenção das Edificações”, com desenvolvimento de atividades teóricas e práticas.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas mediante preenchimento formulário eletrônico e envio da documentação exigida no edital por meio da página Editais de Curso de Extensão do Câmpus Goiânia. As candidatas também poderão se inscrever presencialmente, preenchendo o formulário de inscrição disponível na portaria de servidores do Câmpus Goiânia do IFG, localizado na Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia-GO, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30.
Em caso de dúvidas, as candidatas podem se dirigir à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, por meio do e-mail gepex.goiania@ifg.edu.br , do telefone (62) 3227-2884 ou presencialmente.
Confira o edital na página da seleção (Chamada Pública 26/2023 da Gepex do Câmpus Goiânia)
Inscreva-se até 2 de fevereiro de 2004 pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfB2ZMZ1vI27QdsnJBtpXtoxrHQULFKJ_lhfT7pUTwxX_fZBQ/viewform
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG
Redes Sociais