Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professores do IFG integram missão internacional que atua em curso do BRAMOTEC em Moçambique
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Professores do IFG integram missão internacional que atua em curso do BRAMOTEC em Moçambique

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2024, 15h31 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 15h14

Equipe é formada por professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

imagem sem descrição.

Com o objetivo de atuar na melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica nas áreas da agricultura, gestão escolar, construção civil, turismo e hospitalidade, uma missão internacional do Programa de Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique (BRAMOTEC) esteve em Moçambique desde a segunda quinzena de junho. A missão é composta por professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Nesta etapa estão participando professores dos institutos federais de Alagoas (IFAL), de Brasília (IFB), do Paraná (IFPR) e de Goiás (IFG).

Os professores do IFG, Gustavo Henrique Almeida Quirino (Câmpus Uruaçu) e Jéssica Azevedo Coelho (Câmpus Aparecida de Goiânia) integram a equipe que ministrou oficinas presenciais de formação continuada para professores moçambicanos. A formação continuada configura-se como o processo no qual os docentes perpetuam o aperfeiçoamento de todos os saberes necessários ao trabalho em sala de aula, refletindo na promoção de uma aprendizagem enriquecedora aos estudantes. Nessa perspectiva e de acordo com o projeto pedagógico, o curso de “Formação de Formadores da Construção Civil” teve por objetivo capacitar 75 professores dos Institutos de Moçambique, possibilitando o desenvolvimento das habilidades, ampliadas para além do conhecimento teórico para tornar o processo de aprendizagem mais efetivo.

Os professores do IFG saíram do Brasil no dia 17 de junho com destino à capital de Moçambique, Maputo. Já naquele país, participaram de uma reunião na Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional (SEETP) de Moçambique, para apresentação dos integrantes da missão à autoridade nacional do Ensino Técnico e para os diálogos sobre as etapas seguintes da formação nos Instituto Industrial e Comercial de Nampula (Província de Nampula), Instituto Industrial e Comercial da Beira (Provincial de Sofala) e Instituto Industrial e Comercial Eduardo Mondlane de Inhambane. Participaram da reunião o receptivo de Moçambique: Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Orestes Gondola; Diretor de Formação, Jaim Gany; Secretária Permanente, Acissa Márcia Abdul Carimo; e os diretores Diogénia Georgina Ubisse, Glória e Elias Bento Naftala.

Por parte do Brasil, a reunião teve a participação dos professores dos Institutos Federais Angela Bertazzo (IFB), Gustavo Quirino (IFG), Jéssica Coelho (IFG), Sheyla Marques (IFAL) e Vanessa Vogt Miranda (IFPR). Além deles, os representantes dos parceiros da ação: João Paulo Rotelli, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e Paula Rougemont, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). O Ministério da Educação brasileiro também faz parte do Programa. Além desta reunião, a missão teve agenda na Embaixada do Brasil, em Maputo, sendo recebidos pela Conselheira Natasha.

 

IFG

O professor Gustavo Henrique Almeida Quirino (IFG - Câmpus Uruaçu) atuou na área de Controle Tecnológico de Solos e Fundações inicialmente na cidade de Nampula, capital da província de Nampula, onde esteve de 24 de junho a 5 de julho, e depois na cidade de Beira, capital da província de Sofala, onde permaneceu de 8 a 19 de julho.

A professora Jéssica Azevedo Coelho (IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia) tem atuação na área de Materiais de Construção e Compósitos de Interesse Ambiental. Inicialmente esteve na cidade Beira, capital da província de Sofala, de 24 de junho a 5 de julho, e depois seguiu para a cidade de Inhambane, capital da província de Inhambane, local em que atuou de 8 a 19 de julho. Jéssica permaneceu na cidade de Inhambane em uma formação de laboratório para os formadores desta área até final de julho. A ação prosseguiu até o dia 1º de agosto, com retorno da missão, ao Brasil, iniciado ontem, dia 4 de agosto.

Os professores do IFG, Gustavo Henrique Almeida Quirino (Câmpus Uruaçu) e Jéssica Azevedo Coelho (Câmpus Aparecida de Goiânia) integram a equipe que ministrou as oficinas presenciais de formação continuada para professores moçambicanos
Os professores do IFG, Gustavo Henrique Almeida Quirino (Câmpus Uruaçu) e Jéssica Azevedo Coelho (Câmpus Aparecida de Goiânia) integram a equipe que ministrou as oficinas presenciais de formação continuada para professores moçambicanos

 

Sobre o curso

O curso está sendo desenvolvido por meio da estratégia denominada "learning by doing", de forma que os participantes possam apreender novas metodologias e ferramentas ao mesmo tempo em que as utilizam durante a sua capacitação, que será mediada pelo professor(a) formador(a).

Essa estratégia é caracterizada por um processo de aprendizagem baseado uma metodologia ativa em que os participantes são organizados em grupos de trabalho e, sob a mediação do(a) formador(a) desenvolvem o produto fruto do problema/projeto apresentado (Project/Problem Based Learning - PBL). A certificação será realizada pelos Institutos Federais de Alagoas, de Brasília, de Goiás, do Paraná e de Sergipe, aos professores cursistas que concluírem os módulos do curso com aproveitamento. Além da certificação dos institutos, os formadores serão certificados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique.

Os módulos do curso envolveram formações específicas, tais como: Controle Tecnológico de Solos e Fundações, Materiais de Construção e Compósitos de Interesse Ambiental, Planejamento e Sistemas Construtivos, além do desenvolvimento de um Projeto Integrador
Os módulos do curso envolveram formações específicas, tais como: Controle Tecnológico de Solos e Fundações, Materiais de Construção e Compósitos de Interesse Ambiental, Planejamento e Sistemas Construtivos, além do desenvolvimento de um Projeto Integrador

 

A cooperação para a formação BRAMOTEC teve início em 2022 com as atividades de elaboração do projeto pedagógico do curso, seguida por uma missão diagnóstico das instalações composta pela professora do IFG, Jéssica Vaz, e outras duas integrantes da equipe visitaram os Institutos Industriais e Comerciais de Moçambique. Após a missão foi realizada a etapa de formação remota.

 

Acesse o Projeto Pedagógico do Curso BRAMOTEC Construção Civil: https://drive.google.com/file/d/1zho5GXlIqqvbz7oVq1cledRZd9nyQbM5/view

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página