IV Epígrafe e Semana de Linguagens reúnem ingressantes e concluintes da Licenciatura em Letras
Eventos vão até o dia 29 de agosto, no auditório Demartin Bizerra, no Câmpus Goiânia
Uma oportunidade de encontro entre quem está concluindo e quem está ingressando no curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do IFG – Câmpus Goiânia. Esse é um dos principais objetivos da quarta edição da Epígrafe e da Semana de Linguagens, organizadas pela Coordenação de Linguagens do câmpus. Os eventos iniciaram nesta segunda-feira, 27, e vão até o próximo dia 29 de agosto, sempre a partir das 13h30, no auditório Demartin Bizerra.
Conforme lembrou a professora Cleide de Araújo Machado, a ação visa recepcionar os alunos, uma vez que ocorre no início do segundo semestre, e trazer temáticas que precisam ser abordadas, no sentido de despertá-los para além da sala de aula e consolidar práticas e teorias aplicadas durante o curso. Logo no primeiro dia, a participação dos estudantes foi marcante.
Ainda de acordo com a professora, os temas trabalhados servem como motivação para o engajamento das turmas da Licenciatura em Letras durante todo o semestre até a conclusão do curso. “A fala dos nossos convidados acaba inspirando os alunos. Muitos tiram suas temáticas para TCCs aqui”, conta a docente.
Para iniciar a programação, a IV Epígrafe e a IV Semana de Linguagens trouxeram as professoras da Universidade Federal de Goiás (UFG), Tânia Ferreira Resende e Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha para a mesa-redonda Às minhas Mestras com carinho. As professoras falaram sobre suas experiências com a docência e a importância de ir além do conteúdo ministrado, sabendo tocar a individualidade de cada aluno e, com isso, transformá-lo. “Não adianta diploma se a gente não transformar onde a gente vive”, enfatizou a pós-doutora em Língua Portuguesa, Tânia Ferreira.
As alunas do 5º período da Licenciatura em Letras do Câmpus Goiânia, Liza Alvarenga e Hamayana Melo, ficaram encantadas com os discursos das professoras convidadas. “Me tocou profundamente. O mundo da Educação é um desafio que vamos enfrentar e estamos sendo preparados para isso. Transformar o outro e tentar somar”, contou Hamayana.
Para Liza, a questão sobre identificação, abordado pela professora Tânia Ferreira, foi o gatilho para a reflexão para uma educação transformadora. “A gente sempre tem algo em comum com o outro. Tocar isso no aluno é importante”.
Após a mesa-redonda, os estudantes puderam recitar crônicas produzidas dentro do projeto Memórias Literárias, que já rendeu até publicação. A atividade contou com a colaboração das professoras Maria Eliane Rosa e Micheline Lage.
Além das atividades, há também a exposição de pôsteres, resultados de pesquisas em andamento e projetos de ensino realizados por alunos do curso de Licenciatura em Letras do IFG – Câmpus Goiânia.
Confira mais imagens dos eventos no Facebook do Câmpus Goiânia.
Programação
O evento continua até o dia 29, e ainda contará com a mesa-redonda O profissional da Letras e a perspectiva da atuação para além da sala de aula, com as presenças de Larissa Mundin, do Nega Lilu, e das professoras Cleide Araújo Machado e Paula Franssinetti. Essa atividade será realizada na terça-feira, 28 de agosto.
No dia 29, a professora Joana Peixoto, no Câmpus Goiânia, ministra a palestra O plágio acadêmico como questão pedagógica. Ainda haverá apresentação de pré-projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso aprovados para o segundo semestre de 2018 dos alunos da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e a mesa-redonda As PCCs no curso de Letras, com o professor Bruno Pilastre, Limerce Lopes e Cleide Araújo Machado.
Para conferir mais informações, acesse a programação completa dos eventos.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais