Onze cursos do Câmpus Goiânia são avaliados e a Engenharia Civil conquista nota máxima
O resultado do exame foi divulgado pelo Inep/MEC no último dia 9 de outubro
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, divulgados no dia 9 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC), apresentam os conceitos da avaliação de 11 cursos de graduação ofertados no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. No exame realizado no ano passado, participaram ao todo 264 alunos das licenciaturas em Matemática, Física, História, Música, os bacharelados em Química, Sistemas de Informação, e as Engenharias Civil, Elétrica, de Controle e Automação, Mecânica e Ambiental e Sanitária do câmpus. Dentre os indicadores avaliados no exame, destaca-se o desempenho da Engenharia Civil, que conquistou o conceito máximo (nota 5) no Enade.
Consulte aqui o resultado do conceito Enade 2017 para os cursos superiores do Câmpus Goiânia
O Enade é um dos instrumentos utilizados para avaliação da instituição de ensino superior e do curso do estudante. O exame avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e às habilidades e às competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. É ainda um componente curricular obrigatório aos alunos concluintes dos cursos superiores a serem avaliados a cada edição do exame. Os resultados do conceito Enade são apresentados numa escala, que varia de 1 a 5.
No resultado do Enade 2017, o curso de Engenharia Civil conquistou o maior conceito na avaliação, com nota 5 no exame. Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil do Câmpus Goiânia, professora Matilde Batista Melo, o resultado é fruto do trabalho desenvolvido por todo o colegiado do curso, que congrega professores, alunos e técnicos-administrativos. O curso de Engenharia Civil, no Câmpus Goiânia, foi criado em 2012 e essa foi a primeira turma a ser avaliada no exame. “Todo colegiado do curso manifestou grande satisfação com o resultado do desempenho do curso no seu primeiro processo avaliativo, que inclui a nota dos discentes. Esse curso iniciou com ‘chave de ouro’ e tem muito a apresentar a sociedade”, destaca a professora.
Na sequência de cursos de graduação que participaram do exame no ano passado, foram bem avaliados também no Enade 2017 os seguintes cursos: Engenharia Ambiental e Sanitária (nota 4); Engenharia Mecânica (nota 4); Engenharia Elétrica (nota 4); Sistemas de Informação (nota 4); História (nota 4); Matemática (nota 3); Física (nota 3); Química (nota 3); Licenciatura em Música (nota 2); Engenharia de Controle e Automação (nota 2).
A diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, considera os resultados positivos da avaliação do Enade 2017 como reflexos do trabalho em conjunto de servidores e alunos. “Essas notas mostram o empenho dos nossos professores, dos nossos alunos numa Instituição de qualidade. Isso mostra para a comunidade que aqui se formam bons profissionais. Esse empenho está vinculado a participação de todos, dos servidores e de todas as pessoas envolvidas na concepção desses resultados. Então, quando um é nota 5, na realidade, todos nós somos nota 5, cada um está fazendo a sua parte, seja na parte administrativa, acadêmica. Essa construção tem que ser coletiva mesmo, temos que trabalhar em conjunto”.
Além do conceito Enade, o Inep/MEC divulgou também os resultados do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). O IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.
No mês de novembro, o Inep/MEC divulgará também outros dois indicadores: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses dois, também derivados dos resultados do Enade e de outros instrumentos, são utilizados pelo MEC para regulação dos cursos superiores e das instituições de ensino superior.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
Redes Sociais