III Encontro Nacional de Psicólogos debate desafios e prática contemporânea nos institutos federais
Programação começou hoje, 17, e segue até dia 19, no Câmpus Goiânia
Cerca de 150 profissionais da psicologia, com atuação nos institutos federais de todo País, e em outras instituições de ensino estão presentes desde hoje, 17, no Instituto Federal de Goiás (IFG), para o III Encontro Nacional de Psicólogos dos IF´s. A abertura oficial foi realizada durante a manhã, no Teatro do IFG.
A solenidade iniciou-se com a apresentação do Hino Nacional feita pelo professor de Música do Câmpus Goiânia, Marcelo Eterno, seguida do grupo de chorinho do Câmpus – Casca Grossa. Após o momento cultural, os participantes da mesa-diretiva proferiram breves palavras no momento de abertura oficial do evento.
A diretora executiva do IFG, Adriana Ferreira dos Reis, que representou o reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, deu as boas-vindas aos presentes, e relembrou dos momentos em que foi aluna da Instituição, “foi algo que faz parte da nossa formação, fui aluna e o que recebi aqui foi uma formação diferenciada, integrada, é importante ressaltar este trabalho integrado em várias áreas, como vimos na apresentação cultural com alunos do grupo de choro”, afirma.
“É muito importante a nossa escuta, a gente poder estabelecer uma relação com o jovem, que a gente possa promover um autoconhecimento, isso já seria muita coisa. Estamos viciados em pensar em emergência, toda nossa cultura, mas o que importa é a prevenção. E no suicídio, por exemplo, palestras sobre prevenção devem falar de vida e não ensinar as formas do suicídio, que podem até dar exemplos para os jovens”, afirma Marcelo.
Adriana mencionou ainda o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) ao evento, que representa a “nossa atuação em Rede. Estamos aqui pra pensar em nossa atuação, mas não podemos perder a nossa visão de futuro, precisamos estar cada vez mais unidos, precisar lutar pelas nossas instituições, discutindo e pensando no amanhã dos institutos, defendendo as instituições públicas, gratuitas e de qualidade. Não podemos perder nosso foco e nosso foco é fazer ciência, produzir ciência, pra pensar sim na redução das desigualdades sociais. A partir disso, a gente faz um trabalho diferenciado em nossos institutos. Vocês psicólogos são muito importantes neste contexto”, finaliza.
Representante da Comissão Organizadora do Encontro, a psicóloga do Câmpus Goiânia, Rose Helen Bastos, destaca a importância do evento para a área de psicologia, tendo em vista que será produzido durante ao final das atividades um documento referência para atuação dos profissionais de psicologia dos IF´s, nas diversas áreas, como gestão, atuação pedagógica, saúde do servidor. “Esse documento será enviado ao Conif, que pela primeira vez está apoiando nosso evento”, diz. Sobre a realidade dos profissionais, Rose afirma que os avanços em espaço estão ocorrendo, ou seja, cada dia mais psicólogos estão atuando nos institutos, seja para atendimentos emergenciais e encaminhamentos, quanto nas políticas e programas específicos da psicologia. “Um encontro como este valoriza, fomenta, unifica a nossa área. E temos muita demanda em nosso dia a dia, seja com estudantes ou servidores”, pontua.
A presidente do Conselho Regional de Psicologia (9ª região), Ionara Vieira Moura Rabelo, presente à mesa diretiva, afirma que as diferenças na psicologia existem e fazem com quem os psicólogos atuem em diferentes perspectivas, nas diversas áreas de atuação. “O que nos une são nosso código de ética, as normativas do conselho e atuar no tecido social quando ele está com problemas, para termos uma sociedade melhor, justa e que promova a autonomia”, afirma.
Participaram ainda da solenidade o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFG, Amaury França Araujo, a diretora de Políticas de Educação Básica e Superior, da Pró-reitoria de Ensino (Proen), Maria Valeska Lopes Viana, representando a pró-reitora Oneida Cristina Irigon; a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, e demais servidores da Instituição.
Conferência
Após as falas dos presentes à mesa diretiva, foram realizadas a conferência de abertura, com o professor da Universidade de Brasília (UnB), Marcelo da Silva Araújo Tavares, seguida da palestra com a presidente Ionara. Marcelo falou sobre o Foco na ação preventiva ou foco nas emergências: Contradições no contexto educacional. E a palestrante discorreu sobre A psicologia no enfrentamento às violências no contexto educativo.
Ele contextualiza ainda a psicologia na escola, o como chegar aos jovens, como adquiri credibilidade junto a eles: “Abrir a minha vida emocional traz desconforto ao outro, começo o meu projeto com a direção da escola e com os professores, para que eles se sintam seguros para fazerem com o outro. Se o jovem começa a confiar que tem quem escuta, o jovem começa a procurar e falar dos seus problemas. Aí a gente começa a interferir em toda trajetória, em todo comportamento de risco”, destaca.
Programação
No período da tarde de hoje, bem como nos demais dias, serão realizadas as apresentações dos trabalhos científicos aprovados. A Comissão que avaliou os trabalhos possui representantes de oito institutos federais. Serão apresentadas comunicações orais e relatos de experiências (veja os títulos e horários de todos os trabalhos aprovados). No período da manhã serão realizadas as palestras e oficinas, conforme a programação completa do evento, disponível no site: http://eventos.ifg.edu.br/encontropsicologosifs/programacao/
Veja mais fotos no facebook oficial do IFG.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Redes Sociais