Programa De Volta ao IFG busca estreitar laços entre servidores aposentados e a Instituição
O lançamento do programa foi realizado durante evento na manhã desta sexta, 30, no Câmpus Goiânia
Trazer de volta à casa os servidores aposentados da Instituição e integrá-los novamente ao espaço que tanto contribuíram com seus trabalhos é um dos objetivos do programa De Volta ao IFG , que foi lançado na manhã desta sexta-feira, 30, durante evento realizado no auditório Demartin Bizerra, no Câmpus Goiânia. O evento marcou o início do novo programa, que integra a Política de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Goiás.
O programa De Volta ao IFG visa promover ações contínuas para a integração dos servidores aposentados do IFG, valorizando suas experiências e conhecimentos, bem como almeja aproximá-los dos professores e servidores técnico-administrativos que estão na ativa. Para tanto, a Instituição pretende desenvolver uma série de atividades, como: banco de talentos, projeto de inclusão digital, de comunicação e de redação, projeto de educação financeira, realização de uma feira para o resgate de memórias, encontros de servidores aposentados, dentre outras ações que serão articuladas pela Instituição em diálogo com os servidores aposentados.
O novo programa é fruto de parceria interinstitucional entre o Instituto Federal de Goiás e o Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (Sintef – GO). A iniciativa é gerida pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos do IFG, com apoio da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, por meio das Coordenações de Atenção à Saúde do Servidor, de Aposentadoria e Pensões e de Gestão de Pessoas, da Reitoria do IFG, e do Sintef-GO.
Lançamento
Esse primeiro evento do programa De Volta ao IFG foi marcado pela apresentação cultural da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado, que é composta por mulheres da terceira idade e visa empoderar mulheres com mais de 60 anos e atuar no enfrentamento real da velhice. A companhia teatral goiana é dirigida pelo diretor Wadson Arantes Gama e está vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Goiânia. Numa apresentação cultural cheia de gingado com influência das congadas e também marcada por declamações de poemas, o grupo de senhoras abrilhantou a abertura do programa e mostrou que a idade e a aposentadoria não são empecilhos para se usufruir o melhor da vida.
No lançamento do programa, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, disse que considera relevante que os servidores aposentados possam voltar à Instituição para contarem suas histórias e contribuírem com suas experiências. “ Uma Instituição que tinha entre 200 a 300 servidores e hoje tem mais de 2 mil servidores, houve uma mudança muito significativa, houve uma renovação, isso no período de Cefet para o Instituto Federal de Goiás, sem contar a Escola Técnica. Então, não podemos perder esse elo. Acredito que essa ação tem uma grande importância para a história da nossa Instituição”, frisou o professor Jerônimo Rodrigues.
Além do reitor, participaram da mesa de abertura do evento o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos do IFG, Amaury França Araujo; a diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Maria de Lourdes Magalhães; o presidente do Sintef-GO, professor Marcelo Lira. Na solenidade, os detalhes da programa foram apresentados pela coordenadora de Assistência ao Servidor da Reitoria do IFG, Bruna Borges.
Aposentados
Entre os servidores que prestigiaram o lançamento do programa estava a professora aposentada Laudelina Batista. Ela, que é mãe da servidora do Câmpus Goiânia do IFG Martha Araújo do Prado, revela que sente muita saudades da Instituição, onde trabalhou por 30 anos, sendo 25 dedicados a lecionar nas áreas de Geografia e História e depois atuou no serviço de orientação pedagógica na época da antiga Escola Técnica Federal de Goiás. “Aqui marcou muita a minha vida”, destacou.
Para a senhora Laudelina, é com muito orgulho que vê a filha trabalhando hoje na mesma Instituição. A servidora Martha Araújo lembra que, desde criança, ela e seus irmãos vinham para onde hoje é o Câmpus Goiânia do IFG e participavam de atividades no espaço. “Quando minha mãe fazia um curso de especialização aqui dentro, ela estava grávida de mim. Então, eu estou aqui desde o ventre”, enfatiza Martha.
Um dos participantes do evento, o servidor aposentado do Câmpus Goiânia do IFG, Antônio José de Mendonça, mais conhecido como “Toninho”, disse que ficou emocionado com o encontro e sente saudades de seus mais de 30 anos de trabalho na Instituição. Ele sugeriu ainda criação de um grupo institucional para manter a comunicação entre os servidores aposentados.
Veja mais fotos na página do Facebook do Câmpus Goiânia
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia
Redes Sociais