Palestra aborda narrativas biográficas em estudos históricos e sua sustentação a ideários políticos
A apresentação com o tema “História, Memória e Biografia” será feita nesta quinta-feira, 19, pelo professor Danyllo Di Giorgio Martins da Mota, em evento do Eixo de Cultura, Memória e Patrimônio do CiteLab/IFG
Uma reflexão sobre os usos da Memória e da História na construção de narrativas biográficas e sobre como essas narrativas se constituem em instrumentos que estabelecem novos sentidos à relação entre passado e presente e podem se tornar artefatos importantes na constituição e manutenção de grupos políticos nos espaços de poder. Com tal propósito será ministrada nesta quinta-feira, 19 de agosto, a palestra “História, Memória e Biografia”, pelo professor Danyllo Di Giorgio Martins da Mota. A atividade integra o segundo encontro do curso "Discutindo História, Memória e História oral: entre a teoria e o método”, promovido pelo Eixo de Cultura, Memória e Patrimônio do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG – CiteLab, e terá transmissão ao vivo pelo canal do CiteLab no YouTube (https://www.youtube.com/CiteLabIFG).
O palestrante Danyllo Di Giorgio é professor de História no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Em sua apresentação, ele abordará os usos políticos do passado que têm recebido grande destaque no campo acadêmico e nos meios intelectuais da atualidade. A escrita biográfica tem valor nos estudos históricos porque ajudam a conhecer a sociedade a partir dos indivíduos. Nesse sentido, o professor Danyllo explica que a escrita biográfica, destaca-se entre as narrativas que dão sustentação a ideários políticos e a grupos de poder, por estabelecer a ligação entre trajetórias individuais e transformações sociais e políticas.
Discussão sobre a memória
A palestra “História, Memória e Biografia” e as demais palestras do curso "Discutindo História, Memória e História oral: entre a teoria e o método” (veja relação de temas e datas abaixo) iniciam as ações do Laboratório de História Oral e Imagem, e também, do Laboratório de Pesquisa em Arte, Cultura e Linguagens do IFG. Conforme divulgação feita no lançamento do curso pelo CiteLab/IFG, a discussão sobre a memória do IFG não é recente e, desde 2008, têm sido realizadas algumas ações com vistas à preservação da memória da instituição.
O CiteLab/IFG é um espaço de interação entre os principais eixos tecnológicos do Instituto Federal de Goiás, entre eles o Eixo de Cultura, Memória e Patrimônio, promotor do curso. O evento, iniciado no dia 12 de agosto com a palestra “A relação entre História e Memória na constituição do fazer histórico”, ministrada pela professora Dra. Maria Abadia Cardoso, do Câmpus Goiânia, prossegue com os seguintes encontros:
- Dia 19/08/2021 - 19 h
“História, Memória e Biografia”
Convidado: Prof. Dr. Danyllo Di Giorgio Martins Mota (IFG – Campus Aparecida de Goiânia)
- 26/08/2021 – 19 h
“História oral: constituição do campo de pesquisa”
Convidada: Profa. Doutoranda Flávia Pereira Machado (IFG – Campus Goiânia)
- 02/09/2021 – 19 h
Métodos e técnicas em História Oral: novas abordagens.
Convidada: Dra. Maria Vany de Oliveira Freitas (IFG – Campus Goiânia)
- 09/09/2021 – 19 h
Roda de conversa: Estruturando a discussão sobre memória e a constituição do acervo de pesquisa no CiteLab.
Responsável: Profa. Dra. Sônia A. Lobo
Transmissão: canal do CiteLab no YouTube: https://www.youtube.com/CiteLabIFG
Mais informações: https://www.ifg.edu.br/citelab
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais