Ex-reitor do IFG é um dos homenageados na REDITEC 2021
Evento foi realizado de 29 de novembro até ontem, 2 de dezembro
A 45ª edição da Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (REDITEC), realizada em Brasília, destacou o papel da educação profissional e tecnológica no novo mundo pós-pandemia. O tema desta edição do evento foi “Reaprender, Reconectar e Reintegrar”. Uma das atividades da programação foi o reconhecimento do trabalho realizado por 18 ex-reitores das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, entre eles o ex-reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva.
Os 18 ex-reitores integram a história da Rede Federal. Anualmente, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica (Conif) concede a medalha de mérito Presidente Luiz Inácio Lula da Silva àqueles que se destacaram na prestação de serviços à Rede.
A edição deste ano da REDITEC, de forma inédita, foi realizada no formato híbrido, com transmissão on-line para todo o Brasil pela TV IFB. Quatro eixos nortearam o evento: “Educação transforma vidas”; “O novo mundo do trabalho”; “O Congresso Nacional na defesa da educação profissional”; e “Cuidar de si, cuidar do outro, cuidar de nós”. Especialistas nacionais e internacionais dividiram as mesas temáticas com reitoras e reitores, apresentando olhares e contribuições diversas para enfrentarmos unidos os desafios que temos pela frente em um cenário complexo e de muitas incertezas.
Para além dos debates, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica reitera seu compromisso inalienável com a transformação de vidas por meio do ensino público, gratuito e de qualidade ofertado a mais de um milhão de jovens e adultos em mais de 600 municípios e em todas as unidades da federação.
Entre os tópicos da Carta de Brasília, fruto dos debates do evento, estão a reafirmação do projeto de educação dos Institutos Federais como uma experiência ousada, original, inclusiva e democrática de educação, ancorado em uma educação referenciada socialmente e comprometido com o combate às desigualdades educacionais e sociais.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia trabalham com a perspectiva de que a qualidade na educação é fruto da construção coletiva, da pactuação social, e que para ser consolidada, depende da garantia de um conjunto de políticas e de ações articuladas, tais como: presença de um Estado atuante; política de financiamento público que promova a valorização dos profissionais da educação; espaço acolhedor aos jovens e que atenda aos seus interesses, às suas necessidades e potencialidades; participação da comunidade na definição das políticas educacionais; orçamento justo que garanta a inclusão, a permanência e o êxito de milhares de jovens e adultos; articulação dos campi com os arranjos produtivos locais e regionais para a inserção dos profissionais no mundo do trabalho.
A Carta de Brasília defende, portanto, a identidade da educação profissional desenvolvida pela Rede Federal e exposta na sua lei de criação, a 11.892/2008, como resposta aos desafios do mundo contemporâneo. A 45ª REDITEC também se coaduna com a mensagem da palestra de abertura do evento proferida por Leonardo Boff: o futuro depende de nós. Vamos juntos, Rede Federal, consolidar esta rede que tanto nos orgulha.
Acesse a Carta de Brasília: https://www.reditec.ifb.edu.br/post/carte-de-bras%C3%ADlia-45ª-reditec
Paulo Freire
Outra atividade do evento foi a comemoração do centenário de Paulo Freire, realizada durante o encerramento da 45ª Reunião da REDITEC 2021.Na noite desta quinta-feira, 2, os participantes se reuniram — alguns de forma física, outros remota — em um ato pela defesa do legado deixado pelo patrono da educação brasileira.
Veja mais informações no site da REDITEC: https://www.reditec.ifb.edu.br/
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. Com informações do site da REDITEC 2021
Redes Sociais