Câmpus Aparecida de Goiânia recebe visita de representante da Secretaria Nacional de Políticas Penais
Núcleo Incubador do Câmpus Aparecida foi o que motivou o encontro entre os gestores e docentes.
Na tarde desta quarta-feira (09/10), o Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Aparecida de Goiânia, recebeu as visitas de Jéssica Marina Diniz Borges e Rafael Rigaud, representantes da Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENNAPEN). A visita teve como objetivo conhecer a estrutura e as atividades do Núcleo Incubador do Câmpus, especialmente no que tange à Economia Solidária e sua relação com as políticas desenvolvidas pela DICAP.
A DICAP/SENNAPEN tem como foco a intervenção penal mínima e atua em prol da reintegração social de egressos do sistema prisional, buscando alternativas para a privação de liberdade. As políticas desenvolvidas pela diretoria envolvem monitoramento eletrônico, atenção às pessoas egressas e ações integradas entre entes federativos, sistema de justiça e a comunidade. O objetivo é promover uma responsabilização penal eficiente e consolidar a excepcionalidade da pena de prisão.
A visita foi motivada pelas interseções entre o trabalho da DICAP e as iniciativas do IFG voltadas à educação tecnológica, geração de renda e consolidação de empreendimentos sociais, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Núcleo Incubador do Câmpus Aparecida de Goiânia é voltado para o desenvolvimento de empreendimentos sociais e tecnológicos. Seu propósito é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e cultural da região, por meio da formação complementar de empreendedores e do fortalecimento de empreendimentos já existentes, oferecendo suporte técnico e gerencial.
Segundo a professora Gláucia Rosalina, Gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do IFG Aparecida, a visita técnica da DICAP ao Núcleo Incubador do câmpus foi uma oportunidade para que fosse discutido o papel da formação tecnológica e a geração de renda na reintegração social de egressos do sistema prisional.
Glaucia explica da seguinte forma: "A troca de experiências com a equipe da DICAP, que trabalha com políticas de alternativas penais e atenção à pessoa egressa, reforça a importância de iniciativas como a nossa, voltadas para a geração de renda e apoio a grupos em situação de vulnerabilidade social. Ficamos alegres em contribuir para essa missão e acreditamos que essa colaboração pode gerar impactos positivos na construção de novas oportunidades para essas pessoas."
Durante a visita, além de Jéssica Borges, Rafael Rigaud e da professora Glaucia, também estiveram presentes docentes do IFG Aparecida de Goiânia que integram o Núcleo Incubador do IFG Aparecida, incluindo os professores Pammila Rodrigues Japiassú Corrêa (Coordenadora de Estágio e Trabalho e da Proex), Lillian Pascoa (professora da área de Alimentos do Câmpus), Douglas Xavier de Andrade (Coordenador de Extensão da PROEX) e Thiago Ruiz Zimmer (professor da área de Química do Câmpus), além da professora Marluce Silva Sousa, da Diretoria de Ações Profissionais e Tecnológicas da PROEX.
Veja mais fotos da reunião em: https://www.facebook.com/IFGAparecida
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais