Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Aparecida de Goiânia recebe visita de representante da Secretaria Nacional de Políticas Penais
Início do conteúdo da página
NÚCLEO INCUBADOR

Câmpus Aparecida de Goiânia recebe visita de representante da Secretaria Nacional de Políticas Penais

Núcleo Incubador do Câmpus Aparecida foi o que motivou o encontro entre os gestores e docentes.

  • Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2024, 17h22
  • Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2024, 12h54
imagem sem descrição.

Na tarde desta quarta-feira (09/10), o Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Aparecida de Goiânia, recebeu as visitas de Jéssica Marina Diniz Borges e Rafael Rigaud, representantes da Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENNAPEN). A visita teve como objetivo conhecer a estrutura e as atividades do Núcleo Incubador do Câmpus, especialmente no que tange à Economia Solidária e sua relação com as políticas desenvolvidas pela DICAP.

A DICAP/SENNAPEN tem como foco a intervenção penal mínima e atua em prol da reintegração social de egressos do sistema prisional, buscando alternativas para a privação de liberdade. As políticas desenvolvidas pela diretoria envolvem monitoramento eletrônico, atenção às pessoas egressas e ações integradas entre entes federativos, sistema de justiça e a comunidade. O objetivo é promover uma responsabilização penal eficiente e consolidar a excepcionalidade da pena de prisão.

A visita foi motivada pelas interseções entre o trabalho da DICAP e as iniciativas do IFG voltadas à educação tecnológica, geração de renda e consolidação de empreendimentos sociais, com foco em pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Núcleo Incubador do Câmpus Aparecida de Goiânia é voltado para o desenvolvimento de empreendimentos sociais e tecnológicos. Seu propósito é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e cultural da região, por meio da formação complementar de empreendedores e do fortalecimento de empreendimentos já existentes, oferecendo suporte técnico e gerencial.

Segundo a professora Gláucia Rosalina, Gerente de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do IFG Aparecida, a visita técnica da DICAP ao Núcleo Incubador do câmpus foi uma oportunidade para que fosse discutido o papel da formação tecnológica e a geração de renda na reintegração social de egressos do sistema prisional.

Glaucia explica da seguinte forma: "A troca de experiências com a equipe da DICAP, que trabalha com políticas de alternativas penais e atenção à pessoa egressa, reforça a importância de iniciativas como a nossa, voltadas para a geração de renda e apoio a grupos em situação de vulnerabilidade social. Ficamos alegres em contribuir para essa missão e acreditamos que essa colaboração pode gerar impactos positivos na construção de novas oportunidades para essas pessoas."

Durante a visita, além de Jéssica Borges, Rafael Rigaud e da professora Glaucia, também estiveram presentes docentes do IFG Aparecida de Goiânia que integram o Núcleo Incubador do IFG Aparecida, incluindo os professores Pammila Rodrigues Japiassú Corrêa (Coordenadora de Estágio e Trabalho e da Proex), Lillian Pascoa (professora da área de Alimentos do Câmpus), Douglas Xavier de Andrade (Coordenador de Extensão da PROEX) e Thiago Ruiz Zimmer (professor da área de Química do Câmpus), além da professora Marluce Silva Sousa, da Diretoria de Ações Profissionais e Tecnológicas da PROEX.

 

Veja mais fotos da reunião em: https://www.facebook.com/IFGAparecida


Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página