Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado inicia atividades
Evento acontece em Brasília até quinta-feira, 21, e conta com a presença de especialistas em várias áreas da educação
O Centro de Convenções Ulysses Guimarães de Brasília foi palco, na noite desta terça-feira, 19, da abertura do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado. O evento tem como principal objetivo promover debates sobre os desafios apresentados à realidade escolar, mediante as recentes transformações ocorridas na legislação educacional brasileira. Do Instituto Federal de Goiás (IFG), participam do Seminário o reitor, professor Jerônimo Rodrigues, além de outros servidores da Instituição.
Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Brandão, a realização desta iniciativa, com a participação de especialistas do segmento de educação de todo os País, é de suma relevância para fundamentar essa nova proposta de ensino médio. A discussão também deve auxiliar na reorganização curricular e na proposição de estratégias para o enfrentamento das desigualdades da educação no Brasil.
“Temos muito a contribuir com a educação profissional e tecnológica, com o ensino médio integrado, com os estudantes e, principalmente, temos importante valor estratégico para o desenvolvimento social do Brasil e para a formação de cidadãos. Por isso, estamos aqui, mais uma vez, cumprindo o nosso papel”, destacou.
O seminário, que acontece até quinta-feira, 21/9, teve início com a realização da palestra “Educação, democracia e trabalho”, ministrada pelo professor doutor Vitor Henrique Paro, que possui mestrado e doutorado em educação, além de diversas publicações.
Durante a cerimônia de abertura, o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, questionou o papel do ensino médio na vida dos estudantes, bem como ressaltou a importância da educação profissional na forma integrada.
“Esse tema tem sido objeto de debate há muito tempo. Qual é o papel do ensino médio? De transição? De preparação para o vestibular?”, perguntou. “Houve um tempo em que se entendia que o ensino médio deveria profissionalizar todas as pessoas. Depois de muito tempo, a gente volta a discutir esse assunto. Nós, agora, temos a oportunidade de encaminhar nossas propostas. Quem sabe aqui, nesse seminário, a gente tire concretamente propostas de mudanças na lei e de implementação deste ensino médio que precisamos”, afirmou.
A coordenadora da Câmara de Ensino do Conif, Sônia Regina Fernandes, reiterou que a prioridade é proporcionar aos estudantes formação profissional integrada ao ensino médio, na forma concomitante ou subsequente. “Estamos aqui em defesa da educação como um bem público. Defendemos o ensino médio integrado. Queremos pautar políticas públicas, e não apenas ser pautados”, completou.
O seminário conta com a participação de reitores, dirigentes, estudantes, professores, pesquisadores e pró-reitores de Ensino da Rede Federal, além de representantes de estados e municípios. A iniciativa é fruto de esforços conjuntos da Câmara de Ensino e do Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conif.
A mesa de abertura do evento contou ainda com a presença da coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais e do Ensino Técnico e Profissionalizante na Câmara dos Deputados, Maria do Rosário; do coordenador do FDE, Adilson César de Araújo; do chefe da área de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ítalo Modesto; da presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Camila Lanes; e do representante da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet), José Junior.
Lançamento
Nesta quarta-feira, 20/9, acontece o lançamento do livro: “Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios”. A obra, uma amostra de importantes pesquisas realizadas por profissionais da Rede Federal, reúne 35 artigos que abordam teorias, fundamentos, experiências e propostas relativos ao ensino médio integrado.
Assessoria de Comunicação / Conif
Redes Sociais