Da astronomia às redes sociais, IFG comemora o Dia C da Ciência com vasta programação nos câmpus
A mobilização é nacional e vai englobar instituições públicas e particulares de ensino, entidades organizadas, dentre outras
A próxima quarta-feira, 25, será um dia em que as instituições de ensino do País vão parar para mostrar o que tem de melhor na pesquisa, o que produzem, o que acreditam, o que esperam do Brasil no campo da ciência. Será o dia C da Ciência, uma mobilização nacional, com o lema: A Ciência pede um só dia das instituições e da comunidade. A mobilização nacional tem como objetivo mostrar à comunidade a importância da pesquisa na vida cotidiana e ocorrerá na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Instituto Federal de Goiás e seus câmpus prepararam uma série de ações e atividades gratuitas e abertas à comunidade local e externa.
Em Goiânia, a reitoria vai participar, por meio do seu pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Ruberley Rodrigues de Souza, do lançamento oficial da data em Goiás. O evento será às 8 horas, no auditório do Instituto de Educação de Goiás (IEG) e vai reunir as instituições públicas e particulares de ensino de Goiás.
Já no Câmpus Cidade de Goiás, por exemplo, a criação de um planetário móvel promete agitar a cidade. A temática astronomia vai permear as ações nesse dia, a partir das 14 horas, na Praça do Chafariz. Observação de objetos astronômicos com telescópios; exibição de vídeos explicativos relacionados à astronomia e astrofísica; apresentação de maquetes e experimentos; palestras sobre o movimento dos astros e dos objetos observados; além de exposição de fotografias astronômicas. A ação será realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com o Clube de Astronomia Cecília Payne.
Em Aparecida e Senador Canedo serão realizadas palestras. Na primeira, haverá três palestras sobre o impacto de algumas áreas da Física na sociedade. As palestras Física de Partículas e seu Impacto na Sociedade, Física Quântica e seu Impacto na Sociedade e Física de Materiais e seu Impacto na Sociedade serão ministradas, respectivamente, pelos professores Ricardo Avelino, Ardiley Avelar e Ricardo Costa, das 9 horas ao meio-dia, no miniauditório do Bloco B. Em Senador Canedo, a partir das 14 horas, ocorrerá o Cine-debate Césio 137 – o pesadelo de Goiânia, seguido de palestra Políticas públicas para os radioacidentados de Goiânia. E à noite, às 19h30, terá a palestra Eficiência energética. Valparaíso também vai comemorar o dia com realização de palestras, além de oficinas e minicursos. A abertura oficial da semana será hoje, 23 de outubro, às 19 horas, com o tema: A Matemática Está em Tudo!.
Exposições e redes sociais
Nos câmpus Formosa e Goiânia, serão realizadas exposições de trabalhos e pesquisas. Em Formosa, os participantes mostrarão ainda a importância do investimento público em pesquisa científica e dos agentes, como as universidades e os institutos federais, que integram a pesquisa ao ensino e à extensão. No Câmpus Goiânia serão expostos banners com pesquisas de estudantes e servidores. O câmpus também fará, assim como o Câmpus Anápolis, uma campanha nas redes sociais em prol do dia C da Ciência. Anápolis fará postagens de vídeos e depoimentos de pessoas contando como a ciência transformou a vida delas. Já o perfil do IFG – Câmpus Goiânia no facebook foi alterado, com inserção do “selo” do Dia C da Ciência, iniciando o processo de mobilização da comunidade acadêmica. A ideia é que os estudantes de todos os cursos, mais professores, técnicos administrativos e colaboradores alterem a foto do perfil no facebook.
Os câmpus Inhumas e Luziânia também farão programações especiais. Em Inhumas, a data será marcada pela apresentação de pesquisas e exposição de pôsteres na Praça Belarmino Essado, no centro da cidade. Atividades experimentais demonstrativas da área de Ciências (Física e Química), exposição de livros publicados pelos servidores, apresentação de pesquisas desenvolvidas na unidade e a exposição Outubro Rosa (com informações sobre a prevenção ao câncer de mama) serão os destaques do período vespertino, na próxima quarta-feira. Já em Luziânia, a programação também será diversificada, com a realização de palestra, que busca oferecer aos participantes indicações sobre oportunidades de estágio, o intercâmbio com instituições parceiras, apresentação dos cursos ofertados pelo câmpus, perfil dos egressos e sua inserção regional e nacional. Sessão de paineis e feira de ciências também farão parte da programação. A programação no Câmpus Goiânia Oeste incluirá exposição fotográfica, minicursos, oficinas e uma palestra.
Veja a programação nos câmpus
Cidade de Goiás
Senador Canedo
Aparecida
Formosa
Inhumas
Luziânia
Valparaíso
Goiânia
Goiânia Oeste
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/ Coordenações de Comunicação Social dos câmpus.
Redes Sociais