Pró-Reitora de Ensino participa de seminário sobre educação técnica no Mercosul
No evento, realizado em Brasília (DF), foram apresentadas experiências exitosas na área da educação profissional
Para apresentar experiências exitosas e promover a interação da educação profissional no Mercosul, o Ministério da Educação realizou o 1º Seminário Perspectivas Globais e Regionais em Educação Profissional e Tecnológica. O evento teve a participação da pró-reitora de Ensino do Instituto Federal de Goiás (IFG), Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon.
Desde 2009 o Brasil desenvolve várias parcerias em educação profissional com países da região. A titular da Setec, Eline Nascimento, ressalta, porém, que este seminário permite o avanço dessas cooperações. “Essa é uma parceria antiga, mas estamos sempre desenvolvendo novas atividades. Então este seminário é importante para atualizar e pensar a próxima década da educação profissional no Mercosul. Um evento como este é fundamental para que possamos construir novas pontes, mapeando pontos em comum, desafios em comum e trazendo quais soluções cada um tem para estes desafios”, disse.
Além dos integrantes do Mercosul, foram convidados representantes de outros países como Finlândia, Noruega, Canadá, Suíça e Portugal. Entre as práticas já desenvolvidas e que serão apresentadas no SEM está uma parceria entre o Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IF-Sul) e a Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU) que oferece formação técnica binacional para brasileiros e uruguaios.
O evento foi organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e ocorreu de 23 a 25 de outubro, em Brasília.
Assessoria de Comunicação Social/com adaptações da Diretoria de Comunicação Social da Reitoria do IFG.
Redes Sociais