IFG conta com mais uma ferramenta para desburocratizar e facilitar o atendimento ao público
A Ouvidoria da Instituição conta agora com o módulo Simplifique!, do Governo Federal
A comunidade interna e externa do Instituto Federal de Goiás tem agora uma nova ferramenta para registrar suas sugestões, elogios, solicitações e até mesmo denúncias e reclamações, de uma forma mais simples, direta e transparente. A Ouvidoria da Instituição, que já fazia parte do Sistema e-Ouv do Governo Federal, conta também com o módulo Simplifique!.
Trazendo uma proposta de gerenciamento das solicitações de simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos para todos os órgãos, o módulo Simplifique! foi criado no Sistema e-Ouv, que já é utilizado no âmbito do IFG desde março de 2017. Segundo o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, uma das razões para o funcionamento do módulo é a necessidade de fazer com que o serviço público seja compreendido pelas pessoas e que os procedimentos e fases envolvidas sigam uma lógica que, ao mesmo tempo, traga eficiência e confiança às pessoas que precisam do serviço.
Atendendo ao Decreto n.º 9.094/2017, que dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, o módulo busca, por meio da criação de um canal de comunicação direto entre usuário do serviço público e a administração, materializar alguns aspectos dessa norma, como a eliminação de formalidades e exigências desnecessárias; a aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento aos usuários dos serviços públicos e propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações, além de outras questões.
Acesso ao sistema e recebimento das informações no IFG
O acesso ao sistema é feito diretamente pelos endereços www.ouvidoria.gov.br ou https://sistema.ouvidorias.gov.br. Após a adesão, o usuário poderá acessar o sistema, utilizando nome de usuário e senha recebidos. Uma vez recebida a manifestação por meio do módulo, caberá à Ouvidoria do IFG realizar a análise das informações contidas na solicitação e, caso julgue necessário, poderá ser solicitado ao usuário uma complementação.
Satisfeitas as condições necessárias para a efetiva análise da solicitação de simplificação, esta será classificada de acordo com os três tipos possíveis de demanda: reclamação, denúncia ou solicitação de simplificação.
A manifestação será classificada como solicitação de simplificação quando o usuário descrever determinados procedimentos ou normas existentes como excessivos, injustificáveis e que ensejem revisão para a diminuição de exigências; será classificada como reclamação quando indicar uma dificuldade enfrentada pelo usuário no acesso a um serviço público, como lentidão para conseguir acesso a um determinado serviço; agendamento de serviço para data muito longínqua; necessidade de comparecimento a uma repartição para solicitação de serviço quando esta poderia ser feita por meio eletrônico; e, por fim, será classificada como denúncia o relato que manifeste o descumprimento das normas previstas no Decreto nº 9.094/2017, como no caso de servidores exigirem cópias autenticadas e documentos comprobatórios que constem em base de dados da Administração Pública federal; na recusa de recebimento de requerimento por protocolo de órgão competente, dentre outras questões.
A Instituição deverá apresentar resposta no prazo de até 30 dias corridos a contar do recebimento do Simplifique!. Esse prazo é prorrogável por igual período uma única vez, mediante justificativa.
Simplifique! no IFG
Para a Ouvidora do IFG, Claudia Beatriz Carrião Alves, a funcionalidade apresentada no módulo significa um ganho em relação à interação e à participação do cidadão/usuário nos processos da Instituição. “O módulo permite que o usuário descreva atos ou fatos que em sua visão podem ou devem ser melhorados. Além disso, o usuário pode também dar sua contribuição ao propor uma melhoria”, ressaltou a servidora do IFG.
Ainda segundo a ouvidora, o IFG vem desenvolvendo ações visando à transparência e ao melhor atendimento tanto da comunidade interna como externa: “com o Simplifique!, teremos uma dimensão mais exata das principais necessidades dos usuários”.
Outras ferramentas de atendimento ao público
Além do módulo Simplifique!, o IFG conta com o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV) e também com outras formas de atendimento, por meio de e-mail, telefone e atendimento presencial dos públicos interno e externo.
Desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU), o e-OUV ampliou a possibilidade de participação do cidadão junto à Instituição, por meio do encaminhamento de sugestões, solicitações, elogios, reclamações e denúncias, relativas aos serviços ofertados e às políticas implementadas. Ele é um serviço online gratuito, que reúne informações de todas as ouvidorias federais.
Junto agora ao Simplifique!, todas as demandas recebidas pela Ouvidoria através dos canais já disponibilizados serão registradas também no Sistema de Ouvidorias. Com isso, o IFG garante mais transparência e facilita a geração e o acesso a dados e relatórios sobre as demandas apresentadas.
Acesse o e-OUV.
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