Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara realizada atividade do Programa de Residência Pedagógica (PRP)
Residência Pedagógica

Câmpus Itumbiara realizada atividade do Programa de Residência Pedagógica (PRP)

Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 11h41 | Última atualização em Sexta, 30 de Novembro de 2018, 12h04

Na quarta-feira da semana passada, dia 7/11, os graduandos do curso de Licenciatura em Química receberam a visita de estudantes de escolas estaduais, como parte das atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica (PRP). O Programa integra a Política Nacional de Formação de Professores, e tem por finalidade "induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica”.

As atividades do PRP são acompanhadas por um docente das escolas conveniadas (denominadas também de escolas-campo) ao IFG e também pela professora orientadora do PRP no Câmpus Itumbiara, profa. Marlene Ribeiro da Silva Graciano. Atualmente três instituições são parceiras do Câmpus neste projeto, são elas: Colégio Estadual Dom Veloso, e a profa. Vanilla de Cássia Rodrigues e Colégio Estadual Sebastião Xavier, e a profa. Suzana Cavalcante Lacerda Lisboa (ambos de Itumbiara) e Colégio Estadual Pastor José Antero Ribeiro, juntamente com a profa. Leia Ramos Costa (de Bom Jesus).

Ao todo trinta alunos do curso de licenciatura em Química estão participando do PRP. A atividade da semana passada foi realizada com alunos do Colégio Estadual Sebastião Xavier. Eles desenvolveram uma aula experimental nos laboratórios de Química com a colaboração dos residentes Jaquelaine Soares Dantas, João Batista Neto, João Victor Duarte dos Santos e Lucilene Maria dos Santos Paiva.

Segundo a professora orientadora Marlene Graciano, o PRP potencializa o conhecimento “dos licenciandos em Química ao criar mais este espaço de formação”, e ainda contribui com a qualificação dos professores “que atuam na educação básica ao permitir-lhes trocar experiências e conhecimento com os estagiários nos grupos de estudos que vivenciarão durante o período da PRP e também aos alunos da escola básica, que se beneficiarão da diversidade de práticas a serem desenvolvidas”, complementa.

Mais informações sobre o Programa estão disponíveis no edital nº 34/2018/PROEN.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.