Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Câmpus são selecionados para bolsa de intercâmbio nos EUA

Alunos do Câmpus são selecionados para bolsa de intercâmbio nos EUA

Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 10h40 | Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 10h19

Foi divulgado ontem, 20/2, o resultado final da seleção para bolsa integral de intercâmbio nos Estados Unidos, do programa Global Citizen of Tomorrow, oferecida pela organização internacional AFS e BP Biocombustíveis.

Izabella de Paula Braga (do 1º ano do técnico em Eletrotécnica) foi a finalista entre os 16 concorrentes de Itumbiara e Cachoeira Dourada. Já o estudante João Vitor Oliveira Côrtes (também do 1º ano de Eletrotécnica) foi selecionado como suplente da vaga.

Além deles, mais duas estudantes do IFG Câmpus Itumbiara concorreram à bolsa de intercâmbio e foram semifinalistas: Laura Caroline Andrade Pereira (do 3º ano de técnico em Química) e Letícia Versiane Arantes Dantas (2º ano de técnico em Química). A seleção também ocorreu em outros dois polos de unidades industriais da usina: Edéia, Indiara e Acreúna (cidades goianas); e Ituiutaba e Gurinhatã (cidades mineiras). Em cada uma dessas regiões, foram indicados um finalista e um suplente (veja abaixo).

Preparação
Quanto à preparação, Izabella comentou que recebeu apoio incondicional dos pais e também o incentivo da profa. de inglês do Câmpus Itumbiara, Pauliana Duarte Oliveira, que deu orientações e dicas sobre como se preparar para seleção, que foi composta por prova, redação, dinâmicas e entrevista. A jovem diz que já tinha pensado em fazer um intercâmbio no exterior, mas nunca tinha imaginado ficar um ano fora do Brasil. Muito feliz e empolgada com a oportunidade, ela comentou nem ter conseguiu dormir direito quando ficou sabendo da aprovação.

Já seu colega de sala, João Vitor, também estava muito feliz com seleção, apesar de ser ficado como suplente (o que garante a possibilidade da bolsa apenas se Izabella desistir da vaga). Assim como a jovem, João pôde participar da seleção porque nos três últimos anos do ensino fundamental teve rendimento escolar acima de 80% em todas as matérias e nunca reprovou. Em relação ao aprendizado de uma segunda língua, João comentou que estuda inglês há três anos e costuma assistir a séries e ouvir músicas internacionais para aprender mais. Ele também afirmou que pretende continuar se aperfeiçoando para enriquecer seu currículo e se destacar no mercado profissional.

Viagem

O intercâmbio terá início no segundo semestre de 2017. Enquanto não chega a hora do embarque, Izabella diz que está tomando as providências necessárias, que incluem vacinas obrigatórias e documentos comprobatórios da equivalência entre a grade curricular do IFG e da escola americana. Ela também aguarda o contato da AFS, em relação à localidade e família que irá hospedá-la no EUA. Como forma de incentivo aos colegas que também pensam em participar de programa de intercâmbio, Izabella afirma que “é preciso acreditar nos sonhos, correr atrás e se dedicar” aos estudos muito antes da seleção.

Saiba mais sobre o programa de bolsas de intercâmbio.

Atualizado em: 22/02/2017.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara