Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores apresentam resultados parciais de trabalhos durante Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Seminário ICT

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 11h15 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 09h48

Evento é uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer os trabalhos em desenvolvimento na Instituição

Grupo desenvolve pesquisa sobre a elaboração de material didáticos de Química para smartphone
Grupo desenvolve pesquisa sobre a elaboração de materiais didáticos de Química para smartphone

Durante a tarde e noite de ontem, 21, alunos e servidores do IFG Câmpus Itumbiara compartilharam conhecimento acerca de suas respectivas pesquisas durante o Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica. Organizado pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), o evento é anual e proporciona aos pesquisadores a oportunidade de expor os resultados parciais de seus trabalhos.

Em comum à fala dos pesquisadores, estava o incentivo para estudantes ingressarem em projetos de iniciação científica, principalmente porque esses projetos podem derivar em trabalhos de conclusão de curso ou até mesmo projetos de mestrado. A professora de Química e pesquisadora Simone Goulart, durante sua fala ressaltou a qualidade dos trabalhos realizados localmente, da dedicação e empenho dos estudantes envolvidos e destacou que o Câmpus possui “equipamento de ponta, de alta tecnologia” desde 2014, que é o aparelho de HPLC/CLAE (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência), técnica que permite a identificação e separação de moléculas.

Atualmente, segundo a Gepex, 30 estudantes fazem parte de algum projeto de Iniciação Científica no Câmpus. Em agosto, todos eles deverão participar obrigatoriamente do Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão (Simpeex), que é o maior evento do IFG, e tem o objetivo de promover reflexões e suscitar o debate sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da socialização das produções realizadas por servidores e estudantes do IFG em conjunto com a sociedade. A previsão é de reunir cerca de 800 estudantes e servidores no Simpósio.

Programa e Auxílios
Hoje, o Instituto Federal de Goiás, oferta programas de bolsas de iniciação científica, tecnológica e inovação (PIBICTI) para alunos dos cursos técnicos e superiores, como forma de “descobrir como o conhecimento científico e tecnológico é construído”. O Programa é organizado em cinco categorias:
Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti): destinado aos estudantes de cursos superiores. Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af): para alunos cotistas do nível superior. Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-Em): voltado aos estudantes de cursos técnicos de nível médio. Programa Voluntário de Iniciação Científica (Pivic): destinado aos estudantes voluntários de cursos técnicos e superiores.

E além dessas modalidades, o IFG concede um auxílio para que o estudante possa custear parte das despesas com apresentação de trabalhos em eventos científicos e tecnológicos (Paect).

Para ingressar nos programas institucionais, o estudante precisa ficar atento à publicação dos editais pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), previstos para serem lançados no próximo mês de abril.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.