Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cerca de 200 estudantes do Câmpus realizam prova da Obmep
obmep

Cerca de 200 estudantes do Câmpus realizam prova da Obmep

Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2019, 11h22 | Última atualização em Quarta, 29 de Maio de 2019, 17h29

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) testa a capacidade de raciocínio dos participantes

Prof. Rogério durante aplicação da prova para turmas da EJA

Nesta semana todas as turmas do Técnico Integrado em Eletrotécnica, Química e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, mais de 18 milhões de estudantes estavam inscritos na prova deste ano, que pela primeira vez contou com a participação também da rede privada.

Para o professor de Matemática, Rogério da Silva Cavalcante, o diferencial da Obmep é ir além do “conteúdo tradicional” e da replicação de dados matemáticos, apresentando aos estudantes uma prova com questões que exigem criatividade, dedução, raciocínio lógico e interpretação de texto de quem participa. O que “coloca o aluno para desenvolver várias habilidades e não só conhecimento técnico ao contrário de provas anteriores”, ressalta Rogério. Com isso, o aluno percebe que ele é capaz de responder às questões da prova, independente do quanto aquele conteúdo foi estudando em sala de aula, comenta o docente.

Olimpíadas como a Obmep também buscam encontrar alunos talentosos na área de exatas, e que estejam dispostos a se envolver em projetos de institutos que sejam referência no País.

Atualmente a Obmep é considerada a maior competição do tipo na área de matemática sendo aplicada em todo o Brasil. E visando a preparação dos alunos para responder a prova, está em execução no Câmpus o projeto de ensino “Matemática Olímpica – Preparação para a participação de estudantes do Ensino Médio”, coordenador por Rogério e também pelo docente Victor Fernando de Matos. Rogério explica que além da Obmep, no 2º semestre o projeto também irá focar na preparação para a II Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif).

Saiba mais sobre a Obmep e Omif

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.