Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Somos honestos até debaixo do lixo”, afirma a presidente da Estação Reciclar, Sandra Aparecida
Semana do Meio Ambiente

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 09h42 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 09h29

Frase foi dita durante debate em torno do documentário “Lixo Extraordinário”

Sandra Aparecida, Danilo Oliveira e Nelson Ney

“Os catadores são trabalhadores iguais a você. São como médico salvando uma vida, pois eles retiram aquilo que poderia destruir o meio ambiente”. Foi dessa forma enfática que a presidente da Estação Reciclar, Sandra Aparecida, discursou durante debate realizado em torno do documentário Lixo Extraordinário, que trata de um dos maiores aterros sanitários do mundo, o de Duque de Caxias (RJ), e do trabalho do artista plástico Vik Muniz.

O Cineclube IFG foi a primeira atividade da Semana do Meio Ambiente do IFG Câmpus Itumbiara, que segue até a próxima sexta-feira, 04. Veja a programação completa da Semana

Foi Sandra quem também afirmou: "Somos honestos até debaixo do lixo", ao lembrar a forma discriminatória e subvalorizada que os catadores são tratados por parte da população desinformada a respeito da relevância do trabalho da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Amigos do Meio Ambiente e de outros profissionais da reciclagem e catação.

Além da presidente da Estação Reciclar, também esteve presente no debate o professor de Geografia do Câmpus Itumbiara, Nelson Ney Dantas Cruz.  O docente chamou a atenção para o consumo exagerado das pessoas e também do desperdício, uma vez que a sociedade atual produz muito mais do que precisa e é capaz de consumir. Nelson também falou da necessidade de se refletir acerca da nossa interferência negativa no futuro da natureza.

Quem também prestigiou mais essa sessão de debate do Cineclube foi a diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso. Além de agradecer a vinda dos representantes da Estação Reciclar e enaltecer a importância do trabalho deles para a cidade, a diretora comunicou que está sendo formulado um documento que irá conduzir os trabalhos do futuro Comitê de Sustentabilidade da Unidade; além de citar a intenção da gestão de criar na Unidade pontos de coleta e separação de materiais recicláveis. Assim como outros participantes do debate, a diretora Aline falou da necessidade dos órgãos públicos criarem condições para que Itumbiara disponha de um aterro sanitário e que os catadores tenham condições dignas de trabalho.

A intermediação das falas foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Danilo Oliveira e Silva. O Núcleo também é o responsável por realizar mensalmente sessões do Cineclube, que tem a proposta de realizar discussões em torno de obras que apresentem temas relevantes como o meio ambiente, discriminação, doenças, etc.

Servidores do Câmpus, representantes da Estação Reciclar, diretora Aline e professores do Col. Est. Gal Cunha Mattos
Servidores do Câmpus, representantes da Estação Reciclar, diretora Aline e professoras do Colégio Cunha Mattos

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.