Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Turma do Câmpus viaja até cidade histórica de Ouro Preto (MG)
visita técnica

Turma do Câmpus viaja até cidade histórica de Ouro Preto (MG)

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 11h56 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 08h58

Entre os locais visitados estavam o Teatro da Ópera, em funcionamento no País desde 1770

"Mina du Veloso". Local conta a história do negro durante a extração do ouro

Surpreender-se com a Arte Sacra Barroca, imaginar a era do Brasil colônia enquanto caminha pelas ladeiras e ruas de pedra de Ouro Preto. Adentrar museus e se “teletransportar” para a época dos inconfidentes mineiros. Isso é parte do que viveu uma turma do IFG Câmpus Itumbiara, formada por alunos do 2º ano do Técnico em Química e 7º período do Técnico em Agroindústria, durante visita técnica à cidade mineira.

A viagem foi entre os dias 28 de maio e 1º de junho, e quem acompanhou os estudantes foram os docentes Daniela Oliveira dos Santos e Yangley Adriano Marinho. O objetivo era “conhecer o complexo arquitetônico, artístico e cultural da cidade de Ouro Preto; estudar a história da inconfidência a partir dos documentos históricos presentes nos museus e casas históricas; estudar o Brasil colônia e a extração do ouro; conhecer a Arte Sacra Barroca e a obra de Aleijadinho” relatam os docentes.

Sobre a interação da turma, a profa. Daniela comentou que a participação dos estudantes nas atividades foi um destaque, e que eles se envolveram ativamente, sendo um dos momentos mais especiais da visita a ida ao Museu da Inconfidência.

Visitação
O grupo teve também a oportunidade de visitar as igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Pilar, Museu Aleijadinho, de Arte Sacra e da Mineralogia da Universidade Federal de Ouro Preto; Teatro da Ópera (em funcionamento desde 1770); Casa dos Inconfidentes; Casa dos Contos (local que tem por objetivo “preservar a história do Ciclo do Ouro e também promover a cultura nacional”). Os jovens ainda assistiram à palestra sobre os 100 anos do Eclipse de Sobral com visitação à cúpula para observação astronômica.

Para a estudante Nathálya Giovanna Santos Alves, que pela primeira vez esteve na cidade, o momento mais emocionante foi conhecer a Igreja Nossa Senhora do Pilar, que tem o altar revestido de ouro. Segundo ela, as imagens são muito bonitas e transmitem a sensação de paz. “É um local muito abençoado”, diz a jovem.

Grupo em frente à Igreja São Francisco de Assis

Setor de Comunicação Social e Eventos –Câmpus Itumbiara.