Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Turmas da EJA produzem licores e bebidas fermentadas a partir de frutas e ervas

Turmas da EJA produzem licores e bebidas fermentadas a partir de frutas e ervas

Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 17h00 | Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2019, 11h54

Os produtos foram apresentados como resultado do trabalho da disciplina de Tecnologia de Bebidas

Denominado de
Denominado de "Projeto Integrador", o tema da produção de bebidas foi abordado em várias disciplinas

Como forma de apresentar o resultado do trabalho produzido ao longo do semestre, turmas do curso Técnico em Agroindústria – modalidade EJA expuseram na semana passada as bebidas que elas produziram a partir de furtas e ervas. A atividade prática faz parte da disciplina de Tecnologia de Bebidas, ministrada pelo prof. Leonardo Magalhães de Castro.

Divididos em grupos, os estudantes do 1º e 3º período produziram licores de acerola, banana, canela, hibisco, hortelã e erva cidreira. Outra turma fabricou fermentados de frutas ("vinhos") de maça e abacaxi. E um terceiro grupo trabalhou com a pasteurização do caldo de cana. O processo de produção foi realizado no Laboratório de Alimentos do Câmpus, sob orientação dos professores, e depois os estudantes continuaram a produção em casa. De acordo com o prof. Leonardo, "esses produtos foram escolhidos junto com os alunos, por serem bebidas alcoólicas que fazem parte de produções artesanais e por também estarem presentes na cultura de diversas comunidades e fazer parte da história de vida de muitos alunos". O docente diz ainda que foram feitos experimentos para testar a qualidade, "teor alcoólico, teor de açucares (°Brix), índice de acidez, pH e estudo da fermentação e destilação".

Baseada no tema “Os tipos de agroindústrias com ênfase na fabricação de bebidas e impactos na saúde” a atividade prática foi proposta como forma de ampliar e contextualizar o conhecimento dos alunos, e por isso professores de outras disciplinas também ministraram aulas associadas à temática, foram eles: Hugo Xavier Rocha, Jaqueline Gomes Souza dos Santos, João Paulo Victorino dos Santos, Juliana Moraes Franzão, Rogério da Silva Cavalcante e Thiago Luz.

Fabricação
Sobre as etapas da produção de licor, por exemplo, a aluna do 3º período da EJA, Ingred Elen Silva, conta como foi: “Primeiro fizemos a maceração e colocamos as ervas aromáticas na cachaça e deixamos descansar por uns 15 a 20 dias. Após, fizemos um xarope de açúcar e colocamos na erva aromática já filtrada e deixamos no repouso”. Ao comentar a respeito da atividade, a estudante responde entusiasmada que gostou de tudo, amou a fabricação e que a produção de licor despertou muito a curiosidade dela. Ingred ainda relata que suas colegas de turmas estavam empenhadas e acredita que aulas assim contribuem para despertar o lado empreendedor dos alunos.

Saúde
Por conta da abordagem da temática da saúde, ainda foram convidados para diálogo com as turmas da EJA os membros do Centro de Recuperação dos Alcoólatras de Itumbiara (Cerea). Os integrantes chamaram a atenção para a facilidade com que as pessoas iniciam o uso de bebidas alcoólicas e os efeitos nocivos do vício. Trataram também dos problemas sociais provocados pelo excesso de bebidas e explicaram como a família do dependente pode contribuir no tratamento e recuperação do indivíduo que muitas vezes abandona o lar sem estar recuperado da doença.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.