Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG de Itumbiara marca presença na Campus Party Goiás
campus party goias

IFG de Itumbiara marca presença na Campus Party Goiás

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 12h57 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 09h23

Destaque será a palestra sobre programação para crianças por meio de drones, ministrada pelo servidor Gesmar de Paula

Na terça-feira, 5/9, o servidor da TI, Gesmar de Paula, falará sobre como utilizar drones para ensinar programação para as crianças

A caravana do IFG de Itumbiara já chegou à Campus Party Goiás – o maior evento de imersão tecnológica do mundo, e que pela primeira vez é sediado em Goiânia. Ao todo, quase 100 alunos e servidores da Unidade participarão dos quatro dias de evento, e os primeiros a chegar fora os estudantes do ensino superior, que ficarão acampados na Camping (área paga do evento) e que vai abrigar cerca de 3000 campuseiros.

Na quinta-feira, dia 04, quando acontece a “invasão do IFG na Campus” (#ifgday), os estudantes do curso do Técnico Integrado em Eletrotécnica irão marcar presença na capital. Na sexta, será a vez da turma do Técnico em Química. Para a estudante da Engenharia Elétrica, Camilla Andrade, que chegou ao evento na manhã desta quarta-feira, o que mais motivo ela a participar da Campus é o contato com tecnologia de ponta, interesse por jogos, além da possibilidade de reencontrar pessoas que ela conheceu em outros eventos educacionais.

Quem também marca presença é o servidor do Câmpus Itumbiara, Gesmar da Paula Santos Junior, que irá palestrar no dia 5/9, às 22h, no palco Creativity, sobre o tema “Ensinando Programação para Crianças Através dos Drones”. Gesmar explica que o motivou a trabalhar esse assunto  é porque os jovens de hoje, chamados de nativos digitais, não aprendem mais pelo método tradicional. E que por isso, para passar conhecimento para essas crianças, “a gente tem que trazer conteúdo que traga atenção para eles”, algo que provoque o “brilho nos olhos”. Para o servidor isso se dá por meio do emprego da tecnologia, robótica, e outras áreas que despertem o interesse nas crianças, que antes mesmo de aprender a fazer uma simples conta, descobrem sozinhos como manipular equipamentos eletrônicos como tablets e smartphones.

IFG e Campus Party
Instituto Federal de Goiás está nessa empreitada para mostrar o que tem, o que pesquisa e desenvolve de ensino, pesquisa e extensão na área tecnológica. São 30 atividades só da instituição, e a grande data será na quinta-feira, 5, quando mais de 500 pessoas, dos 14 câmpus do IFG estarão espalhadas durante todo o dia no evento.

Para o embaixador includ da Campus e também professor do Instituto, Sanderson Macedo (Sandeco), o IFG terá uma “oportunidade única de apresentar com qualidade” a forma como desenvolve a pesquisa. E também de mostrar para o público que o Instituto está comprometido com a sociedade e possui conhecimento técnico para solucionar os problemas sociais.

Sandeco lembra ainda que o corpo docente do IFG tem a capacidade de ensinar para seus alunos conceitos relacionados a alta tecnologia, como a inteligência artificial, big data, impressão 3D e internet das coisas, e isso destaca a Instituição positivamente.

Estudante Camilla Andrande, esteve presente na Campus de Brasília e agora prestigia a edição em Goiânia

Sobre a Campus
“A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo”. Além do Brasil, outros 13 países já sediaram edições da Campus. Em Goiânia, a expectativa é receber 40 mil visitantes que terão acesso a “mais de 350 horas de conteúdo e atividades”.

Visite o site oficial do evento: https://brasil.campus-party.org/campus-party-goias/

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.