Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Saúde mental e física e prática de yoga são abordadas em encontros dos projetos IFeliz e Roda de Conversa
Início do conteúdo da página
ensino

Saúde mental e física e prática de yoga são abordadas em encontros dos projetos IFeliz e Roda de Conversa

Criado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 11h31 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 10h00

Essas e outras ações têm como foco principal o bem-estar dos alunos do Câmpus Itumbiara

 

Prática de yoga e meditação como forma de ensinar os alunos a buscar o relaxamento
Prática de yoga e meditação como forma de ensinar os alunos a buscar o relaxamento

 

 Você é feliz? Hoje, você está feliz? E seu colega ao lado, sabe identificar se ele está triste ou não. E como fazer para elevar seu ânimo e se sentir mais disposto? São essas e outras perguntas relacionadas ao bem-estar de si próprio e dos outros que estão sendo abordadas a cada encontro do projetos IFeliz e Roda de Conversas – Meninas do IFG, desenvolvido no Câmpus Itumbiara.

Na atividade de ontem, os participantes puderam experimentar uma atividade muito relaxante e que exigi bastante concentração de quem realiza: a yoga. A prática foi conduzida por Talita Tavares Abdala; e além da yoga, o grupo também realizou meditação. De acordo com a prof. Juliana Moraes, que está à frente das ações do Roda de Conversas, a yoga foi escolhida por vários benefícios, entre eles: aprender a manter o foco e o equilíbrio, alívio de dores e diminuição da pressão arterial, aumento da imunidade e redução do nível de açúcar no sangue; e muitos outros que podem tornar o ambiente acadêmico mais harmônico.

A profa. Juliana também explica que a opção de trazer ao Instituto práticas incomuns ao ambiente acadêmico, é para mostrar aos participantes diferentes opções de atividade física que contribuem com a melhora do bem-estar e que sejam de fácil acesso. Uma vez que a yoga, por exemplo, pode ser aprendida a partir de vídeos na internet. Para docente, o envolvimento dos alunos nos encontros tem sido positivo, e ela também relata ter percebido o interesse de outros estudantes que até então não participavam de outras ações lúdicas e/ou reflexivas.

 

Saúde mental e física

Professoras relatam perceber os alunos mais sorridentes a partir das ações dos projetos
Professoras relatam perceber os alunos mais sorridentes a partir das ações dos projetos


Na semana passada, houve ainda um bate-papo em torno do tema “Saúde física e mental dos estudantes do IFG Câmpus Itumbiara”. O diálogo foi conduzido pelo psicólogo da Unidade, Danilo Oliveira, que ensinou quem estava presente a identificar sinais de ansiedade e estresse em si próprio e também em quem sofre com bullying. A estudante da Licenciatura, Paula Souza Martins, esteve no bate-papo. Para ela, o IFeliz está sendo muito “importante, acolhedor, inovador, dinâmico, divertido”, e tem provocado a sensação de estar em um ambiente agradável, tal como a própria casa, comenta ela. “(...)trabalhar assuntos assim no ambiente escolar pode abrir portas para o autoconhecimento, a liberdade de expressão, o acolhimento, aumentando o elo entre os alunos e os membros da Instituição com intuito de transformar o ambiente em um lugar de alegria e aprendizado leve” diz a estudante. Tal fato é confirmado pela profa. Luciene Oliveira, que tem percebido que os jovens saem “sorridentes e satisfeitos”, depois das atividades. 


Próximo encontro
Na terça-feira da semana que vem, dia 19/9, será realizada a Roda de Conversas em torno do tema “Saúde, bem-estar: cuidados pessoais, sexualidade, puberdade e nutrição”. A atividade será das 13h às 14h30, na Área de Vivência do Bloco Antigo, e o público-alvo são as alunas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, e são apenas 30 vagas. A condução da palestra será feita pela bióloga e terapeuta, Tatiane Goulart dos Santos.

Os interessados devem preencher uma inscrição on-line ou podem procurar as professoras Juliana Moraes, Luciene Oliveira, e ainda algumas das monitoras que são: Aline Alves Andrade, Ana Alice Silva, Isabelly Quadros Fernandes, Kelly Kethelyn Souza de Jesus, Lívia Santini Bessa, Maria Júlia Barbosa Sena Nunes Scandiuzzi, Natânia Martins Araújo, Nathálya Giovanna Santos Alves e Thalia Martins Pereira.



 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

 

 

 

Fim do conteúdo da página