Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Câmpus levam atenção, carinho e música ao asilo de Itumbiara
Ação solidária

Estudantes do Câmpus levam atenção, carinho e música ao asilo de Itumbiara

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 13h56 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 07h45

Denominado de “Diálogo entre Gerações” iniciativa teve o objetivo de promover esse encontro de vida a vida e arrecadar doações para o local

A turma também doou produtos de limpeza e higiene pessoal para os moradores do asilo

Sabe aquele afago no coração. Ou aquele alento que a gente precisa para seguir vencendo os desafios. Ou ainda aquela palavrinha de sabedoria dita na hora certa? Pois foi isso e muito mais que receberam os estudantes do IFG Câmpus Itumbiara ao visitarem o Solar dos Idosos Maria de Lourdes na última sexta-feira, 20/9.

Para a estudante Nara Júlia Dias Araújo, do 1º ano do Técnico em Química, que visitou um asilo pela primeira vez, as impressões do local foram boas, pois ela percebeu que os moradores da casa de acolhida são bem tratados, mas, por outro lado, a jovem sentiu certa tristeza ao se deparar com a realidade de alguns idosos que não escolheram viver ali, e foram de certa forma rejeitados pela família.

“Significou muito pra mim. Eu vi o quanto a vida é importante, o quanto a gente tem que dar o amor, tem que colaborar para a vida do outro ser melhor”, relata o estudante do 1º ano do Técnico em Eletrotécnica, Gabriel Yasser Lemos Silva. Para ele um dos momentos mais bonitos durante a visita ao Solar foi ver o colega lendo uma cartinha para um dos idosos e a emoção entre os dois. “Isso só mostra o quanto a compaixão e o amor pelo outro é bonito. A gente se sente bem praticando e até mesmo vendo.”

Nara Júlia conta ainda que um dos momentos mais emocionantes da visita foi quando ela leu uma carta (que ela mesma escreveu) para uma senhora do asilo. “Como eu nunca tinha vindo a um asilo antes, eu comecei a chorar, eu comecei a cantar para ela (...) nós duas choramos juntas”, revela.  Nara Júlia disse também que ficou muito feliz de saber que ela e os colegas conseguiram transmitir carinho e confiança aos presentes, e fez um apelo para que mais pessoas visitem asilo e demonstrem amor e carinho pelos mais velhos.

Para o docente Leonardo Magalhães, a visita ao Solar possibilita aos estudantes doar um pouco de companhia, carinho e afetividade. E ainda provocar na turma o “despertar” para outras questões relativas aos desafios da vida e que, às vezes, são pequenos diante das dificuldades de quem já viveu mais de 60, 70 ou 80 anos e hoje se encontra acamado, adoentado ou limitado de suas funções físicas e mentais.

Sobre o projeto

A ação educativa “Diálogos entre gerações: adolescentes e idosos” foi proposta por docentes do Câmpus Itumbiara com o objetivo de “oportunizar aos nossos estudantes a convivência com pessoas idosas e a compreensão do envelhecimento como um processo natural, bem como despertar sentimentos de respeito, solidariedade e responsabilidade em relação às pessoas que se encontram nessa fase da vida”.

Além do diálogo, os estudantes entregaram e leram mensagens e cartas escritas especialmente para a ocasião e os integrantes do Coral Incantus “entregaram” recordações e afetos por meio da música, principalmente ao cantarem canções antigas que trazem à tona as melhores lembranças de quem nasceu nas distantes décadas de 1930, 1940, 1950... Momentos esses que emocionaram bastante os presentes.

Afora o momento lúdico, regado de carinho, atenção e experiência, os jovens ainda levaram para a casa de acolhimento produtos de limpeza que foram arrecadados na Instituição especificamente para essa ação solidária.

Para a professora Juliana Moraes, que esteve presente na visita, ações como essa que promovem “o aprendizado para além da sala de aula” e se tornam um aprendizado para toda a vida.

O sr. Nelson, ao centro, se divertiu dialogando e jogando baralho com os estudantes

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.