Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Suicídio não! Diga sim para a vida” é tema de palestra no Câmpus
Setembro Amarelo

“Suicídio não! Diga sim para a vida” é tema de palestra no Câmpus

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h36 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 07h45

Atividade faz parte da programação comemorativa do Setembro Amarelo

Na noite de ontem, 23/9, foi promovido um encontro entre alunos, psicólogos e outros servidores da Instituição da Instituição

No Brasil, a cada 45 minutos, uma pessoa dá fim à própria vida. A informação é pesada, desoladora, mas é uma realidade que precisa ser abordada para evitar que mais pessoas sintam vontade de se matar. E mais, que essas mesmas pessoas que se encontram em estado de tristeza profunda consigam ver motivos para continuar vivendo. Com essa postura de ““Suicídio não! Diga sim para a vida.”, a terapeuta holística Gabriela Alves Vilela Borges palestrou na tarde de hoje, 24, no Câmpus Itumbiara.
A terapeuta, que já viveu o trauma do suicídio na própria família, e também teve o sentimento de tirar a vida quando ainda era adolescente, comenta que as pessoas que chegam a esse estágio de tristeza e depressão por acreditarem erroneamente que são insignificantes ou “invisíveis” para os familiares, amigos e sociedade. É um tipo de pessoa que é tomada por sentimentos de inferioridade, dor, inutilidade, incapacidade. Por isso, explica a profissional, é preciso ter um olhar atento, acolhedor e atencioso com o outro. Seja no ambiente profissional, familiar ou acadêmico, para que possamos identificar pessoas que necessitam de ajuda.

A palestra de Gabriela faz parte da programação do Setembro Amarelo – uma campanha nacional que trata da prevenção ao suicídio, e é realizada no Brasil desde 2015.

Gabriela diz ainda que precisamos auxiliar o outro a enxergar motivos para continuar sendo grato pela vida e desejar continuar vivendo mesmo diante das adversidades. “Uma conversa pode aliviar a dor e mudar a vida do outro”, diz ela. E esse apoio, deve ser dado sem julgamentos “porque você não sabe qual é a dor daquela pessoa”. Portanto, é preciso muito mais ouvir do que simplesmente “apontar” os erros.

Atendimento psicológico no Câmpus
O Câmpus Itumbiara dispõe de dois psicólogos para atendimento prioritário aos estudantes. Os servidores realizam trabalho de aconselhamento psicológico e encaminhamento quando necessário; e é importante ressaltar que o atendimento aos alunos do IFG é totalmente gratuito. De acordo com a servidora Ana Paula Araújo Martins “um olhar sobre a saúde emocional dos alunos é uma estratégia de prevenção ao suicídio”.

Confraternização para servidores
Nesta quarta-feira haverá o “Café em Valorização da Vida”, promovido pela Comissão Interna de Saúde dos Servidores Públicos (CISSP), na copa, em dois horários: às 8h20 e às 16h. E ainda uma palestra sobre saúde mental no ambiente acadêmico com o psicólogo Danilo Oliveira, às 19h, no auditório. As duas atividades fazem parte da programação do Setembro Amarelo do Câmpus Itumbiara. Outros encontros encontros e práticas de relaxamento e vivência estão programados para ocorrer até o próximo dia 1º de outubro (veja a programação completa abaixo).

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.