Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sala dedicada ao uso exclusivo da área de Linguagens já está em funcionamento
Linguagens

Sala dedicada ao uso exclusivo da área de Linguagens já está em funcionamento

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 13h09 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 07h45

Espaço é compartilhado por alunos do Ensino Médio e professoras de Inglês, Espanhol e Português

Professoras Dalva, Selma e Paulina

Um espaço totalmente dedicado ao aprendizado e exercício dos idiomas, da literatura e das artes. Um local para sanar dúvidas individualmente ou produzir em coletividade. “Um cantinho para chamar de seu”. Pois é assim, com muita dedicação, carinho e zelo que está funcionando a Sala de Linguagens, localizada na entrada do bloco administrativo do IFG Câmpus Itumbiara.

A sala foi idealizada pelas professoras de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Pauliana Duarte, Dalva Ramos e Selma Zago, respectivamente, “a fim de propiciar aos nossos alunos melhores condições de aprendizagem”, além de ser um espaço destinado a reuniões, estudos e pesquisas individuais e em grupo.

No local, os usuários têm acesso a livros didáticos e de literatura, jornais e revistas, dicionários, jogos e muito mais. Na antessala ainda está disponível um computador com acesso à internet. Quanto à decoração, há muitos poemas, poesias e recortes de obras literárias, acompanhados ou não por desenhos feitos pelos próprios alunos. As professoras explicam que o objetivo delas é manter ali exposições dinâmicas relacionadas às obras literárias que estão sendo trabalhadas em sala de aula.

Uso do espaço e Blog JojoMulti

Uma das quatro equipes do Proj. Multiletramentos - a Multicom

Os estudantes que já ocupam o lugar são aqueles que procuram as docentes em horários de plantão, pertencem às turmas da EJA ou são integrantes do Projeto Multiletramentos. Para eles, é muito bom ter um local específico para realizar as atividades semanais de linguagens, pois isso facilita o estudo e aprendizagem deles, uma vez que o ambiente é muito tranquilo, climatizado e organizado.
Uma turma que está sendo beneficiada com a Sala de Linguagens é a Equipe Multicom, responsável por alimentar o mural físico e digital do Projeto Multiletramentos. Eles criaram o blog JojoMulti, que é “o jornal do jovem Jojo multiletrado”, uma personagem que está sempre em busca do conhecimento. Na página os estudantes reúnem, principalmente, conteúdo de sites jornalísticos com temas trabalhados no projeto Multiletramentos e que possam ser cobrados na prova do Enem. https://jojomulti.home.blog/

Verifique aqui a agenda de atendimento na Sala de Linguagens, que é realizado de segunda a sexta, no vespertino e noturno.

Demanda
A profa. Selma Zago destaca que desde que a Sala de Linguagens entrou em funcionamento, a logística de trabalho dela e das outras professoras ficou melhor e mais dinâmica. A docente ressalta ainda que as atividades realizadas ali não são apenas aquelas relacionadas ao aspecto da leitura. Mas são também diversificadas utilizando, por exemplo, a gravura e pintura para compreensão e interpretação dos textos. O objetivo das professores é que o local seja utilizado também para realização de minicursos, aplicação de testes de proficiência em língua estrangeira e desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão futuramente.

A solicitação de uma sala específica para a área surgiu da demanda das docentes da área de Linguagens e foi atendida pela Direção-Geral e Chefia de Departamento das Áreas Acadêmicas. Ontem, 02, ao se reunirem com as professoras no local, a diretora-geral Aline Barroso e o chefe de departamento, prof. Jucélio, mencionaram que ficam felizes com o trabalho que as professoras estão realizando na Sala, e por saberem que o Projeto Multiletramentos está obtendo êxito. Os gestores reconhecem que o local ainda precisa de adequações, mas se coloram a disposição para realizar melhorias de acordo com as possibilidades materiais e financeiras do Câmpus.

Professoras de linguagens junto à diretora-geral e ao chefe de departamento

Veja mais fotos da Sala de Linguagens no Facebook

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.