Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sala dedicada ao uso exclusivo da área de Linguagens já está em funcionamento
Início do conteúdo da página
Linguagens

Sala dedicada ao uso exclusivo da área de Linguagens já está em funcionamento

Criado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 13h00 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 07h45

Espaço é compartilhado por alunos do Ensino Médio e professoras de Inglês, Espanhol e Português

Professoras Dalva, Selma e Paulina
Professoras Dalva, Selma e Paulina

 

Um espaço totalmente dedicado ao aprendizado e exercício dos idiomas, da literatura e das artes. Um local para sanar dúvidas individualmente ou produzir em coletividade. “Um cantinho para chamar de seu”. Pois é assim, com muita dedicação, carinho e zelo que está funcionando a Sala de Linguagens, localizada na entrada do bloco administrativo do IFG Câmpus Itumbiara.

A sala foi idealizada pelas professoras de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Pauliana Duarte, Dalva Ramos e Selma Zago, respectivamente, “a fim de propiciar aos nossos alunos melhores condições de aprendizagem”, além de ser um espaço destinado a reuniões, estudos e pesquisas individuais e em grupo.

No local, os usuários têm acesso a livros didáticos e de literatura, jornais e revistas, dicionários, jogos e muito mais. Na antessala ainda está disponível um computador com acesso à internet. Quanto à decoração, há muitos poemas, poesias e recortes de obras literárias, acompanhados ou não por desenhos feitos pelos próprios alunos. As professoras explicam que o objetivo delas é manter ali exposições dinâmicas relacionadas às obras literárias que estão sendo trabalhadas em sala de aula.


Uso do espaço e Blog JojoMulti

Uma das quatro equipes do Proj. Multiletramentos - a Multicom
Uma das quatro equipes do Proj. Multiletramentos - a Multicom


Os estudantes que já ocupam o lugar são aqueles que procuram as docentes em horários de plantão, pertencem às turmas da EJA ou são integrantes do Projeto Multiletramentos. Para eles, é muito bom ter um local específico para realizar as atividades semanais de linguagens, pois isso facilita o estudo e aprendizagem deles, uma vez que o ambiente é muito tranquilo, climatizado e organizado.
Uma turma que está sendo beneficiada com a Sala de Linguagens é a Equipe Multicom, responsável por alimentar o mural físico e digital do Projeto Multiletramentos. Eles criaram o blog JojoMulti, que é “o jornal do jovem Jojo multiletrado”, uma personagem que está sempre em busca do conhecimento. Na página os estudantes reúnem, principalmente, conteúdo de sites jornalísticos com temas trabalhados no projeto Multiletramentos e que possam ser cobrados na prova do Enem. https://jojomulti.home.blog/

Verifique aqui a agenda de atendimento na Sala de Linguagens, que é realizado de segunda a sexta, no vespertino e noturno.


Demanda
A profa. Selma Zago destaca que desde que a Sala de Linguagens entrou em funcionamento, a logística de trabalho dela e das outras professoras ficou melhor e mais dinâmica. A docente ressalta ainda que as atividades realizadas ali não são apenas aquelas relacionadas ao aspecto da leitura. Mas são também diversificadas utilizando, por exemplo, a gravura e pintura para compreensão e interpretação dos textos. O objetivo das professores é que o local seja utilizado também para realização de minicursos, aplicação de testes de proficiência em língua estrangeira e desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão futuramente.

A solicitação de uma sala específica para a área surgiu da demanda das docentes da área de Linguagens e foi atendida pela Direção-Geral e Chefia de Departamento das Áreas Acadêmicas. Ontem, 02, ao se reunirem com as professoras no local, a diretora-geral Aline Barroso e o chefe de departamento, prof. Jucélio, mencionaram que ficam felizes com o trabalho que as professoras estão realizando na Sala, e por saberem que o Projeto Multiletramentos está obtendo êxito. Os gestores reconhecem que o local ainda precisa de adequações, mas se coloram a disposição para realizar melhorias de acordo com as possibilidades materiais e financeiras do Câmpus.

Professoras de linguagens junto à diretora-geral e ao chefe de departamento
Professoras de linguagens junto à diretora-geral e ao chefe de departamento

 

 Veja mais fotos da Sala de Linguagens no Facebook

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página