Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Miniempresa do Câmpus Itumbiara está produzindo luminárias a partir de latas de alumínio
Miniempresa

Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 13h10 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 12h57

Produto já está sendo comercializado pelos integrantes da equipe

A produção da luminária é realiza pelos alunos com acompanhamento de profissionais de diversas áreas

Todo empreendedor sabe que é preciso encontrar uma solução para os problemas de seus clientes. Pensando nisso, e após realizar uma pesquisa de mercado, a equipe do Miniempresa 2019 do IFG Câmpus Itumbiara optou por produzir luminárias. O produto, fabricado a partir de tubos de papelão e latas de alumínio, foi criado para atender a uma das principais queixas dos estudantes que precisão estudar até altas horas da noite, e também para atender aos desejos de uma clientela ávida por um objeto decorativo.

A miniempresa Luz Certa S.A./E é formada por 20 achievers (como são chamados os integrantes), das turmas de 1º e 2º ano do Técnico Integrado em Eletrotécnica e Química do IFG Câmpus Itumbiara. A equipe se reúne semanalmente às terças-feiras, e atualmente eles estão na fase de produção e comercialização da luminária.

Para a base do produto a Miniempresa escolheu um tubo de papelão e a cúpula é feita com lata de leite em pó revestida com tecido. Os itens utilizados para a confecção do material foram escolhidos com base nos pilares da sustentabilidade e na necessidade de se contribuir com a preservação do meio ambiente.

Equipe

Dentro da Miniempresa há cinco diretorias: de finanças, marketing, operações, sustentabilidade e recursos humanos. A estudante Kelly Kethelyn Souza de Jesus é a CEO do grupo, e na opinião dela o time está se desenvolver muito bem, inclusive com destaque para a comunicação entre os integrantes. Quanto ao desempenho dos diretores, ela cita que eles têm conseguido contornar os problemas que surgem; e prevê que . E na opinião dela, o grupo será capaz de produzir além do mínimo previsto de 50 luminárias; o que será muito benéfico para o faturamento da empresa.

Além da arrecadação de latas de leite em pó visando à produção das luminárias, a equipe tem arrecadado arroz, feijão, leite e óleo que posteriormente serão doados a uma instituição filantrópica. E ainda estão trabalhando em parceria com os Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) para juntar lacres de latinhas de alumínio e tampas de plástico. Esses dois itens serão enviados para entidades beneficentes que vendem esse tipo de material para adquirir cadeiras de rodas e castração de animais.

Junto ao grupo está a servidora Andrea Gomes, que atua como voluntária no Programa Miniempresa. A função dela enquanto adviser da equipe é produzir relatórios a cada encontro e auxiliar os jovens empreendedores na compreensão dos conceitos relacionados ao universo empresarial. Para Andrea, o desenvolvimento dos integrantes tem sido muito positivo e ela considera que eles têm atuado no limite de suas possibilidades, uma vez que os estudantes possuem uma grande e exaustiva rotina acadêmica.

Venda
A luminária é vendida por R$ 30 e não acompanha a lâmpada. Os interessados podem entrar em contato com o grupo a partir das redes sociais da Luz Certa S.A./E nas redes sociais: @luzcerta_sae no Instagram ou @luzcertasae no Facebook.

Cerimônia de premiação
Os vencedores de cada categoria e de melhor produto serão conhecidos na cerimônia de formatura marcada para o dia 17 de dezembro, no auditório do Câmpus. Além da turma do IFG, outras quatro instituições de ensino de Itumbiara participam da edição 2019 do Miniempresa.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.