Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Coral Incantus emociona público na noite de abertura da Secitec
secitec 2019

Coral Incantus emociona público na noite de abertura da Secitec

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 12h08 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 12h57

A temática da Paz esteve presente nas músicas e apresentações artísticas do Concerto

Parte dos integrantes do coral junto a decoração de tsurus, símbolos da paz

Em tempos de conflitos e ânimos exaltados, principalmente nas redes sociais e em manifestações político-partidárias, a leveza da Paz e o encanto da melodia trouxeram um aconchego e um alento para o coração da plateia presente na solenidade de abertura da Secitec do Câmpus Itumbiara. Chamado de “Um Canto pela Paz”, o concerto apresentado pelo Coral Incantus emocionou o público.

Foi a primeira vez que o grupo apresentou esse concerto no IFG de Itumbiara, e para a ocasião a regente Daniela Oliveira escolheu cinco canções: Imagine, de John Lennon; A Paz, de João Donato e Gilberto Gil; Rosa de Hiroshima, de Vinícius de Moraes e Gerson Conrad; Heal The World (versão “A Paz” de Roupa Nova) e We Are The World, de Michael Jackson e Lionel Richie. Esta última canção foi acompanhada por crianças vestidas de branco (assim como os coralistas). A ideia de trazer eles para a apresentação do Coral é mais recente, conta Daniela, e o objetivo era trabalhar a representação do futuro que é expressa na música. Ao final, “os pequenos” entregaram origamis de tsuru, que é uma ave considerada sagrada no Japão e utilizada como símbolo de paz, saúde, sorte, fortuna e longevidade. O origami foi dobrado pelos alunos dos cursos técnicos integrados, como forma de integrar os conceitos sobre arte e geometria vistos em sala de aula.

Veja fotos da noite de abertura no Facebook.

Outra participação especial junto ao Coral foi das bailarinas e alunas do IFG, Maria Eduarda e Noami Júlia, que dançaram ao som da música Rosa de Hiroshima. Além delas, no intervalo entre uma canção e outra, os integrantes do coral leram estrofes da poesia “A Paz” da escritora Emília Guimarães. Tanto a poesia quanto a dança abrilhantaram ainda mais o momento cultural da noite.

A professora Daniela explica ainda que o concerto foi pensando a partir da polarização política que o país vive desde as eleições de 2018, quando amizades entre familiares e amigos foram desfeitas por questões políticas. A partir dessa sensibilidade para o momento que Brasil enfrentava surgiu essa temática da paz.

Considerações sobre a Secitec

A diretora Aline agradeceu a todos os envolvidos na realização da Secitec,tanto a comunidade interna, quanto os parceiros da Instituição
A diretora Aline agradeceu a todos os envolvidos na realização da Secitec, tanto a comunidade interna, quanto os parceiros da Instituição

Após a apresentação do Coral Incantus, gestores do IFG e da Prefeitura ocuparam a tribuna para suas considerações sobre a Secitec. A primeira a falar foi a diretora-geral do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, que elogiou a execução do Coral e disse que a escolha das músicas foi muita oportuna, uma vez que vivemos em um momento crítico em que ansiamos pela paz, tanto interior, quanto exterior. Sobre o evento, a diretora agradeceu aos núcleos e programas que dão apoio para a realização da Secitec, e também à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e à Secretaria de Municipal de Educação. A diretora ressaltou ainda que a Secitec ocorre numa situação de resistência, uma vez que a Instituição enfrenta restrições orçamentárias, mas que mesmo sem os recursos esperados “a gente consegue fazer uma Secitec de bastante relevância e importância”. Algo que só foi possível, destacou a diretora Aline, graças ao envolvimento da comunidade acadêmica “que abraçou essa causa pela educação”.

Durante a fala do coordenador geral da Secitec, prof. Fernando dos Reis de Carvalho, ele lembrou que o evento começou a ser programado ainda no mês de abril, e agradeceu ao empenho de todos os envolvidos, em especial, à professora Blyeny Hatalita que iniciou e deu continuidade às atividades até bem próximo do início de sua licença maternidade. E agradeceu também à servidora Andrea Gomes, que recentemente assumiu a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) e está envolvida em toda a parte burocrática da Semana. “É um evento feito a muitas mãos”, lembrou o coordenador ao destacar a colaboração de outras pessoas e grupos envolvidos na realização do evento.

Quem também prestigiou a solenidade foi a Secretária Municipal de Educação, Simone Ferreira. A gestora reforçou a disposição do órgão e da Prefeitura em manter a parceira com o IFG, e afirmou que “essa união fortalece o trabalho” pela educação. Assim como os demais, ela também elogiou a realização da Secitec e a apresentação do Coral Incantus; destacando a importância de “continuar levando essa mensagem de aprendizado” para os alunos.
Por último, a diretora executiva do IFG, profa. Adriana dos Reis lembrou que a Secitec “é importante momento de integração acadêmica; do ensino, da pesquisa e da extensão”, estando totalmente ligada à origem da educação profissional e tecnológica dos institutos federais.

Palestra

O palestrante Douglas Queiroz (de terno) junto aos gestores e professores do IFG e convidados do evento

O final da solenidade foi reservado à palestra sobre “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo ex-docente do Câmpus Itumbiara, Douglas Queiroz, que atualmente trabalha na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O palestrante mostrou um tipo de combustível considerado bio alternativo para o setor aéreo.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.