Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Educadores e alunos de outras instituições de ensino participam da Secitec do Câmpus Itumbiara
secitec 2019

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 18h05 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 09h55

O envolvimento deles foi destaque na sessão de pôsteres

Parte dos estudantes do CEPI José Feliciano que expuseram artigos na sessão de pôsteres

A Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) sempre movimenta bastante a comunidade interna (alunos e servidores do IFG) e ainda consegue abranger educadores e estudantes de outras instituições de ensino. Seja como oficineiro, palestrante, ouvinte ou em apresentação de artigos, a presença deles se faz de forma marcante e muito relevante.

Na tarde de ontem, 23, a presença desses visitantes foi notada principalmente na sessão de pôsteres, momento em que foram expostos trabalhos da UEG, UNA e Ulbra (instituições de ensino superior de Itumbiara); Universidade Federal de Uberlândia; e ainda os estudantes do ensino fundamental do Colégio de Educação em Período Integral (CEPI) José Feliciano, E claro, houve trabalhos de alunos, professores e egressos do Instituto Federal de Goiás.
A participante Karolaine Ferreira, do curso de Psicologia da Ulbra, estava expondo o trabalho dela na sessão de pôsteres. Ela que participava pela primeira vez desse tipo de atividade, conta que ficou sabendo da Secitec do Câmpus Itumbiara pelo grupo da faculdade, e então ela e os colegas decidiram participar. O título do trabalho deles é “A parentalidade e a constituição psíquica do sujeito – uma reflexão sobre a delinquência infanto-juvenil”.

Com o graduando da Engenharia Elétrica da UFU, Mateus Araújo, também foi a rede acadêmica que o levou a saber da Secitec. Ele conta que o contato com professores do IFG que participam de ações acadêmicas em Uberlândia o incentivou a estar no evento. Além dele, mais três alunos do mesmo curso também vieram à Goiás apresentar trabalhos na sessão de pôsteres e/ou na comunicação oral.

Uma surpresa entre os autores dos artigos foi a participação das turmas de 6º e 8º ano do CEPI José Feliciano. A professora deles explica que o trabalho foi desenvolvido durante a disciplina de Iniciação Científica, quando a turma demonstrou o interesse de aprender mais sobre alergia alimentar. Devido à amplitude e abrangência do tema, eles optaram por estudar sobre a doença celíaca. A empolgação foi tanta que eles até criaram um folder com orientações em relação à doença, dicas de alimentação e sugestão de receitas para quem sofre com a intolerância ao glúten. No material, eles tiveram o cuidado de sugerir uma alimentação gostosa e barata, salientou a professora.

Quando perguntado aos estudantes do ensino médio o que eles acharam de estar na Secitec, a resposta foi: “Isso aqui é incrível; é ótimo; seu Deus quiser eu vou estudar aqui ano que vem”.

Balanço
Responsável pela parte científica do evento, o coordenador geral da Secitec, Fernando do Reis de Carvalho, comenta que este ano 57 trabalhos foram aprovados para apresentação na forma de pôster. Destes, 36 foram submetidos em formato de Resumo Simples e 21 como Resumo Expandido. Ao final do evento, os trabalhos mais bem avaliados serão publicados nos anais do evento até o final de novembro, quando autores devolverem as versões corrigidas.

O coordenador comenta ainda que houve um aumento em relação ao número de trabalhos inscritos na edição do ano passado. E que de modo geral, os trabalhos estão bem produzidos, com destaque para a produção “significativa no âmbito da licenciatura principalmente do Câmpus Itumbiara”. O professor diz ainda que isso se deve à mudança da matriz do curso que motivou as professoras participantes de projetos integradores sugerirem aos alunos a submissão de resumos.

Estudantes de Psicologia da Ulbra presentes da Secitec

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.