Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professora do Câmpus lança livro durante Encontro de Pesquisadores sobre os Quilombolas Kalunga, no Tocantins
publicação

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 10h24 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 09h55

Obra foi escrita em coautoria com pesquisador da UFU, prof. Guimes Rodrigues

Professora Juliana na UFT durante evento sobre Comunidade Kalunga durante o qual lançou seu livro

A professora do IFG Câmpus Itumbiara, Juliana Moraes, participou na semana passada do Encontro de Pesquisadores sobre Quilombolas Kalunga, na Universidade Federal do Tocantins. Na ocasião, ela e o pesquisador Guimes Rodrigues Filho lançaram o livro “O Kalunga Tem História – Desafios para o Ensino de Química Na Educação Escolar Quilombola”. O livro já está disponível para download no site da editora Navegando, e as ilustrações da obra são do artista gráfico Rubem Filho. Posteriormente, alguns exemplares serão disponibilizados para a Biblioteca do Câmpus.

Para Juliana, a produção do livro “é uma oportunidade de externar toda a gratidão pela acolhida e ensinamentos vivenciados” durante sua pesquisa de doutorado sobre o Quilombola Kalunga, e de mostrar a riqueza daquele povo e inspirar outros alunos e docentes. “Fiquei muito feliz com o resultado, principalmente ao poder perceber que muitas pessoas da comunidade que folhearam a obra começaram a perceber semelhança entre as ilustrações e a comunidade”, e se reconhecer numa obra literária diz a autora. Ela também comenta sobre a carência de material com imagens representativas da população negra, completa Juliana.

Clique aqui para acessar ou baixar a versão digital do livro “O Kalunga Tem História”.

A docente explica que esta é a primeira obra de uma série de cinco que serão lançadas em conjunto com outros docentes da comunidade, abordando aspectos do quilombo. Também está prevista uma publicação voltada ao professor com orientações pedagógicas para uso da coleção. O público-alvo do livro são as crianças, tanto do quilombo ou não, e ainda professores da área de ciências, geografia, história, química e língua portuguesa. E ainda pesquisadores e membros da sociedade civil interessados em conhecer a Comunidade Quilombola Kalunga.

Sobre o Encontro
A organização do evento este ano foi de responsabilidade da Universidade Federal do Tocantins. Além dessa, representantes de instituições de ensino de GO, MA, MG, SP, TO, Brasília e Distrito Federal estiveram presentes no Encontro, e ainda membros da 6ª Câmara da Procuradoria de Goiás, Instituto Nacional de Reforma Agrária e Colonização (INCRA), Slow Food, Fundação Oswaldo Cruz – Diretoria Regional de Brasília (FIOCRUZ-DIREB), Instituto de Pesquisa Turística (IPTUR), Ponto de Cultura Associação Cultural Chapada dos Negros, entre outros. “A proposta dos eventos é dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e articular uma rede de pesquisadores sobre a comunidade Kalunga e seu território”, dizem os organizadores.

Setor de Comunicação Social e Eventos /Com informações da PUC-GO.