Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Doutora em Educação Matemática palestra no Câmpus sobre formação de professores
palestra

Doutora em Educação Matemática palestra no Câmpus sobre formação de professores

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 10h44 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 15h36

Docentes e alunos da pós-graduação prestigiaram a atividade

A convite do prof. do IFG Câmpus Itumbiara, Ricardo Soares, esteve na Instituição ontem, 20/11, a professora doutora em Educação Matemática, Maria Francisca da Cunha. Ela ministrou a palestra “Ensino de Ciências e Matemática e a formação de professores” para os alunos da pós-graduação.
Durante sua fala, a palestrante fez a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, e destacou que a classe dos professores precisa estar unida e lutar contra a desvalorização da categoria e o corte salarial e de benefícios. Maria Francisca também abordou outros pontos pertinentes à educação atual no País, entre eles o alto índice de evasão escolar; o alto desinteresse dos graduandos em atuar na sala de aula e a dificuldade de acesso às universidades em diferentes regiões do País.

Entre outras coisas, Maria Francisca afirmou que é preciso saber separar o que é informação e o que é conhecimento, e também se adaptar às tecnologias que possibilitam outras formas de ensinar. A palestrante inclusive indicou portais gratuitos na internet que disponibilizam uma série de vídeos, textos, fotos, jogos e outros meios para tornar o ensino de ciências e matemática mais acessível e interessante, tanto para alunos quanto para os professores.

Como exemplo, ela indicou um site do MEC, chamado RIVED, que “é um programa da Secretaria de Educação a Distância (SEED), que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas”.

Maria Francisca ainda chamou atenção para o fato de que “além de ser professor, pensar na formação em si, é preciso pensar no aluno também”, ou seja, em “que sujeitos estão sendo formados em sala de aula” e se esses indivíduos estão mentalmente saudáveis e dispõem de habilidades como a de trabalhar em grupo, por exemplo. A palestrante fez esse destaque e relatou casos de estudantes que têm procurado apoio psicológico para dar conta da rotina acadêmica.

Quanto à docência, Maria Francisca afirmou que a formação de professores é um processo contínuo e inacabado, e que por isso “a gente tem que pensar que nunca estamos prontos”. Disse ainda que é preciso lembrar que “antes de ser um profissional somos seres humanos” e também precisamos ter habilidade de compreender as evoluções e se adequar a elas em sala de aula.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.