Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Egresso da Engenharia Elétrica apresenta trabalho em congresso internacional da área
congresso

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 10h04 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 16h22

O artigo foi produzido em conjunto com mais três professores do Câmpus Itumbiara

O egresso do curso de Engenharia Elétrica do IFG Câmpus Itumbiara, Lucas José Lemes, participou esta semana, entre os dias 1º e 4 de dezembro, do SPEC (Southern Power Electronics Conference) e do Cobep (Brazilian Power Electronics Conference), em Santos (SP). Esses são um dos principais congressos da área da Engenharia Elétrica do país, sendo o Cobep um evento internacional, promovido Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência a cada dois anos. Neste ano, o congresso recebeu palestrantes da Argentina, Itália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Brasil.

Na ocasião Lucas apresentou o trabalho Dynamic Analysis of Self-excited SRG Operating in Open Loop, que foi escrito por ele e mais três docentes do Câmpus Itumbiara: Victor Régis Bernardeli (orientador), Ghunter Paulo Viajante e Marcos Antônio Arantes de Freitas. O prof. Victor explica que o trabalho “trata-se da operação da Máquina a Relutância Variável operando como gerador autoexcitado, para fins de aplicações em energia eólica”. O docente diz ainda que o trabalho “é fruto do esforço do aluno no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão do Curso”.

Esta é a segunda vez que Lucas apresenta trabalho no Cobep, sendo que a primeira foi há alguns anos em conjunto com um colega de curso, Joaquim Reis. O jovem conta que ele e os professores ficaram muito felizes após a aceitação do artigo submetido, uma vez que antes da aprovação, Victor Bernadelli havia alertado para o fato de que os trabalhos aceitos costumavam ser de alunos em nível de mestrado e doutorado. Fato que o engenheiro comprovou no evento, ao perceber a participação de poucos graduandos da Engenharia.

Para o engenheiro eletricista, a participação em eventos desse tipo é muito importante porque “o nível dos trabalhos é alto, você encontra muitos profissionais buscando informações ou inspirações para suas próprias dissertações e teses”, além da possibilidade de ampliar o network (rede de contatos), afirma. Além disso, ele destaca a oportunidade de visitar stands de empresas nacionais e multinacionais que expõem "produtos de ponta" como osciloscópios, inversores, sensores, simuladores, microcontroladores, entre outros produtos e tendências do mercado.

Expectativa
Lucas concluiu a graduação no primeiro semestre deste ano e atualmente tem se dedicado aos estudos visando ao ingresso no mestrado e aprovação em concurso público. Ele considera que a publicação do artigo no Cobep terá um peso muito importante no currículo lattes e o ajudará na aprovação para um curso stricto sensu.

Visite a página do evento internacional

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.