Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Câmpus são premiados em olimpíadas de Ciências e Biologia
olimpiadas do conhecimento

Estudantes do Câmpus são premiados em olimpíadas de Ciências e Biologia

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 13h19 | Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 13h03
Luís Eduardo (camiseta branca) foi premiado em três olimpíadas do conhecimento este ano

Com a premissa de estimular o interesse dos estudantes pelas diversas áreas da ciência, anualmente várias instituições realizam competições que testam o conhecimento dos alunos do Nível Fundamental e Médio em áreas como Astronomia, Biologia, Física e Química. Em 2019 não foi diferente, e alunos do Técnico Integrado em Eletrotécnica e Química participaram de algumas competições nacionais.

Na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), quatro alunos do IFG de Itumbiara receberam certificação pela classificação para a segunda fase da competição, que foi disputada em nível estadual, em Goiânia. São eles:

• Lara Hewilin, do Técnico em Química.
  • Lucas Humberto, do Técnico em Eletrotécnica.
  • Luís Eduardo Silva Borges, do Técnico Eletrotécnica.
  • Túlio Silva, do Técnico em Eletrotécnica.

Já para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), cinco estudantes do Câmpus foram medalhistas sendo:

• Medalha de Ouro para Sophia Marques, do Técnico em Química.
  • Medalha de Prata para Lucas Araújo, do Técnico em Química e Luís Eduardo do Técnico em Eletrotécnica.
  • Medalha de Bronze para José Sidinei e Marcos Vinícius, ambos do Técnico em Química.

Em relação à Olimpíada de Ciências, no último dia 28 de novembro, 75 medalhistas representaram todos os vencedores da Olimpíada em uma cerimônia na Universidade de São Paulo. Como lá o espaço era limitado, a coordenação estadual da competição planeja premiar todos aqueles que conquistaram primeiro, segundo e terceiro lugar, no estado de Goiás, em um evento em Goiânia no mês de março de 2020.

No IFG Câmpus Itumbiara, o coordenador acadêmico, prof. Fernando do Reis, foi o responsável por acompanhar os estudantes nessas olimpíadas. O docente considera como “fundamental a participação dos estudantes em olimpíadas do conhecimento (...) principalmente como forma de avaliar os conteúdos aprendidos na escola. O prof. Fernando também comenta que “percebe um engajamento muito positivo dos nossos alunos na participação em diversas olimpíadas no decorrer do ano”. E destaca o envolvimento de dois estudantes: Luís Eduardo Silva Borges, da Eletrotécnica, com menções honrosas e medalhas recebidas em algumas olimpíadas, desde o primeiro ano em que ingressou no IFG, sendo que apenas em 2019 recebeu certificações da OBB, ONC e Obmep. E ainda a aluna Sophia Marques “que já recebeu medalha de ouro pelo seu resultado na ONC, na primeira ocasião em que participa da olimpíada”, lembrou Fernando.

O professor Fernando reforça que o Câmpus Itumbiara tem incentivando continuamente a participação dos alunos em olimpíadas, e que os excelentes resultados obtidos motiva os outros colegas de curso a participar de competições como essas também.

ONC
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) em 2019 reuniu cerca de 2 milhoes de participantes. A ONC integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF) a Associação Brasileira de Química (ABQ) o Instituto Butantan e a Sociedade Astronômica Brasileira; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental. Saiba mais no site oficial da competição

OBB

Três dos quatro alunos que receberam certificação da OBB
Nessa competição participam estudantes de até 19 anos da rede pública e privada, que realizam provas com 30 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de biologia na 1ª fase e 100 questões na segunda fase. O que se classificam para a terceira e última etapa respondem a uma prova teórico/prática elaborada por uma equipe do Instituto Butantan. Visite o site da OBB

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.