Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Turma do 2º ano do curso Técnico em Eletrotécnica constrói Disco de Newton

Turma do 2º ano do curso Técnico em Eletrotécnica constrói Disco de Newton

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 10h10 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 15h35

O experimento uniu teorias da Arte e da Física acerca do estudo das cores

Um dos grupos que participou do experiência com o disco

Junte todas as cores do arco-íris e você obterá a cor branca. Dúvida?! Pois saiba que isso pode ser comprovado por meio do Disco de Newton. E para demonstrar isso na prática, os docentes do IFG Câmpus Itumbiara, Daniela Santos e Marcelo Gustavo, uniram os ensinos da Arte e Física, respectivamente, e propuseram aos estudantes do 2º ano do curso Técnico em Eletrotécnica a construção do Disco de Newton acionado por motor.

Esse dispositivo é assim chamado porque o físico inglês Isaac Newton descobriu que a luz branca do sol era “composta pelas cores do arco-íris”: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. E quando esse disco girava rapidamente uma cor se sobrepunha a outra e os nossos olhos perceberiam o tom esbranquiçado.

Antes de partir para a prática, os professores trabalharam de maneira integralizada durante o IV Bimestre sobre conhecimentos acerca da Teoria da Cor Luz e Cor Segmento e sua relação com o cotidiano observando as cores em um tubo de caneta e em um CD. Após isso, os alunos montaram os discos de forma artesanal com papel e barbante. “Desta forma, a obtenção da cor branca (resultado da junção das cores-luz) tornou-se mais perceptível”, explicou a profa. Daniela.

A experiência com a turma da Eletrotécnica ocorreu no último dia 11 de dezembro no Laboratório de Física. Pedro Henrique Araújo Maia conta que ele e os outros dois colegas adquiriram equipamentos eletrônicos como o led para incrementar o disco montado por eles. O aluno relata que o grupo ficou envolvido na montagem por uns cinco dias, e que eles receberam ajuda de outros professores do Instituto para a montagem do dispositivo. Pedro relata que a turma se divertiu bastante com a atividade e comenta que puderam aplicar na prática aquilo que já haviam aprendido sobre solda e circuitos elétricos. Ele disse ainda que todos foram muito criativos e que ele e os demais colegas interagiram bastante com a atividade proposta. “Tudo que é prático é mais envolvente para quem está fazendo (...) passa mais credibilidade”, disse Pedro ao comentar sobre a possibilidade de comprovar na prática conhecimentos da Arte, Biologia e Física.

A professora Daniela disse ainda que o conteúdo proposto aos estudantes do 2º ano, na verdade, faz parte da grade da turma de 3º ano, mas pelo fato de ela não ministrar aula de Arte para os alunos do terceiro, resolveu adiantar o conteúdo para fazer essa integralização de disciplinas. Para a docente, poder trabalhar dessa forma é muito mais interessante e vai além do uso monótono do quadro-negro.

Modelos do Disco de Newton construídos em sala de aula

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.