Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Mostra Científica encerra atividade do Projeto Integrador da EJA deste ano
EJA

Mostra Científica encerra atividade do Projeto Integrador da EJA deste ano

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 15h33 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 17h53

Estudantes participantes apresentaram produtos derivados da cana-de-açúcar e arroz

Grupo Integrador II que estudou sobre a cana-de-açúcar

Na semana passada foi promovida a Mostra dos Projetos Integradores para marcar o encerramento das atividades do curso Técnico em Agroindústria (modalidade EJA), do Câmpus Itumbiara do IFG deste ano. A ação ocorreu na noite da quarta-feira, 11, e envolveu as turmas do 2º e 4º períodos. Conforme explica o coordenador do curso, prof. Leonardo Magalhães, “os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre foram apresentados no formato de ‘mostra científica’".

Coube aos alunos do 2º período trabalhar a temática “Processamento da cana-de-açúcar: alimento e biocombustíveis”. Eles demonstraram como se dá o processo de fabricação de açúcar e álcool, e fabricaram melado de cana-de-açúcar com sabor de limão. A produção foi realiza sob a coordenação do professor da área da Física, Thiago Machado, e contou com a colaboração de outros docentes da Biologia, Informática, Matemática, Português, Química e Tecnologia de Biocombustíveis.

Os estudantes do 4º período ficaram responsáveis pelo tema "A cultura do Arroz", e apresentaram os processos de fabricação de novos produtos derivados deste grão, como por exemplo: hambúrguer de arroz, leite de arroz natural e aromatizado e leite condensado de arroz. O docente que coordenou as atividades desse grupo foi o Carlos Eduardo Silva, da área da Física, com a contribuição de colegas da Filosofia, História, Física, Inglês, Matemática, Química e Tecnologia de Alimentos.

O coordenador do curso da EJA, prof. Leonardo esclarece que “o Projeto Integrador é uma ação teórica e prática elaborada com o objetivo de promover atividades que facilitem aos estudantes a articulação entre teoria, criação, planejamento, gestão, ação e avaliação, apresentadas como campos de conhecimento e aprendizagem por meio da construção e execução de projetos pedagógicos com metodologias de intervenção e/ou de aplicação interdisciplinar”. Além disso, o Projeto ainda visa ao aprofundamento do perfil do aluno egresso e área de atuação dos profissionais formados no curso; e ainda a aproximação entre estudante e mercado de trabalho.

Integrantes do grupo Projeto Integrador IV que apresentou o leite condensado de arroz

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.