Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara abre oficialmente a Semana de Planejamento e Capacitação
Início do conteúdo da página
gestão

Câmpus Itumbiara abre oficialmente a Semana de Planejamento e Capacitação

Publicado: Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 10h31 | Última atualização em Terça, 11 de Fevereiro de 2020, 17h53

Várias atividades têm ocorrido desde o início dessa semana, entre gestores e servidores


Foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 05/02, a Semana de Planejamento e Capacitação 2020/1 do Câmpus Itumbiara do IFG. Durante suas falas iniciais, a diretora-geral do Câmpus, Aline Barroso, lembrou a morte trágica do ex-aluno do Técnico Integrado em Química, Felipe Costa Justino, ocorrida na semana passada. Muito emocionada a diretora afirmou que aquela foi “uma notícia que nos causou bastante tristeza (...) era um aluno muito aplicado... era uma pessoa que sonhava com um futuro diferente”. A gestora ainda pediu aos servidores que enviem orações à família do Felipe, e pediu ainda que todos tenham “muita força e muita coragem para enfrentar” este início de semestre.
Em seguida, a diretora Aline saudou os novos servidores e relembrou as principais atividades do Câmpus em 2019 como as visitas técnicas em várias cidades de Goiás, Minas Gerais e ainda São Paulo. Citou os projetos de ensino e extensão, o Programa de Residência Pedagógica (PRP), o Conhecendo o IFG, a realização da Secitec, o grupo Engenheiros Sem Fronteiras; e muitas outras atividades. “A gente procurou fazer esse trabalho fora da Instituição” para que a comunidade tenha conhecimento sobre o que é produzido de conhecimento científico no IFG e como a Instituição pode colaborar com a comunidade local, explicou Aline.
Em relação à execução orçamentária, a diretora-geral ressaltou que foi possível realizar algumas ações de investimento em função da liberação de recursos pelo Governo Federal, nos meses de novembro e dezembro de 2019, e também por causa da economia exercida. A gestora disse que o IFG de Itumbiara iniciou 2019 com previsão de saldo para investimento zerado, mas que ao final foi possível investir R$ 260.036,75.

 

Napne

Coordenador do Napne, Danilo Oliveira
Coordenador do Napne, Danilo Oliveira


O coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), Danilo Oliveira, foi responsável por apresentar um balanço das ações desenvolvidas ano passado e os resultados alcançados. O coordenador citou o Cineclube, que utilizou-se de obras audiovisuais para discutir questões de gênero, acessibilidade, preconceito, inclusão, entre outros. Danilo lembrou ainda do grupo de estudo entre os integrantes do Napne, e da grande participação da comunidade externa e professores da rede pública de ensino nas atividades do Núcleo. Danilo informou que em 2019, o Napne atendeu 27 alunos (considerando os que estão sendo avaliados e/ou aguardam por avaliação) e também realizou orientações de adaptação curricular para atendimento aos estudantes com alguma necessidade específica como dificuldade de aprendizagem e transtorno mental, por exemplo.

 

Relatório CPA 2019
A presidente da Subcomissão da Comissão Própria de Avaliação (CPA Local), Karina Vitti, apresentou os números relativos à participação da comunidade acadêmica no Questionário da CPA 2019. Do total de 2715 pessoas que participaram da pesquisa no IFG, apenas 6,1% desse total foram de participantes do Câmpus Itumbiara, sendo 25 técnico-administrativos, 46 docentes e 95 estudantes. Com o resultado da pesquisa em mãos, a Subcomissão apontou para a direção-geral quais os pontos negativos ou positivos do Câmpus em vários aspectos, e indicou quais precisariam de melhoria ou desenvolvimento. Dos resultados apresentados, um dos mais bem avaliados foi a estrutura da Biblioteca do Câmpus, considerada pela maioria como boa.

 

CISSP

Servidores e funcionários terceirizados puderam atualizar os cartões de vacina
Servidores e funcionários terceirizados puderam atualizar os cartões de vacina


A presidente da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP), Juliana Moraes, relembrou que entre as medidas organizadas pela Comissão no ano anterior foi um questionário para identificar as doenças respiratórias que mais acometem os servidores; e também convidou para vir ao Câmpus, o representante do Núcleo de Atenção Básica à Saúde (Nabs), Thiago Nogueira, que realizou a atualização do cartão de vacina dos servidores presentes na Instituição na tarde de ontem, 05/02.

 

Tecnologia da Informação
O analista de Tecnologia da Informação (TI), Leonardo Garcia, falou sobre as melhorias na área de sistemas, infraestrutura, planejamento e laboratórios de informática do Câmpus. O servidor citou como exemplo a implantação do Ponto Eletrônico para os técnico-administrativos e do Módulo Visitante (para registro de entrada de visitantes no Câmpus logo na portaria) e também o Módulo Frota por meio do qual será possível agendar viagens. Leonardo também anunciou que futuramente será viabilizada uma central de serviços virtual para abertura de chamados solicitando manutenção predial ou demandas acadêmicas nos setores da Corae e Caae.


O analista de TI ainda comentou a respeito da aquisição de 45 computadores, 200 HDs, nobreaks para as salas técnicas e compra de licença dos softwares Matlab e Simulink. Leonardo também mostrou que estão sendo realizadas obras de adaptação nas salas S-402 e S-403 que passarão a ser utilizadas como laboratórios de informática.

 

Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFG
Por fim, a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gepex), Andrea Gomes, explicou aos servidores que foi formada uma comissão local “para mobilizar os servidores a encaminhar propostas e conduzir as discussões das contribuições apresentadas no âmbito do Câmpus” acerca de três minutas que estão em construção: Minuta de Política de Pesquisa do IFG; Minuta da Política de Inovação e Política de Pós-Graduação. Os membros da comissão já selecionaram os itens do PDI 2019 – 2023 e PPPI relacionados às áreas em discussão e pedem que os servidores participem enviem propostas pelo site e também participem de debates e encontros da Comissão, para que os documentos sejam construídos coletivamente.

O próximo encontro da Comissão será no dia 12/02, quarta-feira. Os servidores podem encaminhar as propostas via site do IFG pelo link: http://ifg.edu.br/documentos-proppg

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página